Autor: MARIANA PAIVA DAMASCENO

Data da Defesa:  01/10/2013

RESUMO Diante do cenário da educação à distância no Brasil, esta dissertação se propôs a descrever e analisar como se configuram os fatores críticos de sucesso que contribuem para o desenvolvimento da educação à distância na percepção de professores, tutores, alunos e coordenadores de cursos de Administração em EaD em instituições de ensino públicas e privadas, situadas no estado de Minas Gerais. Para tanto, delineou-se como objetivos específicos identificar os problemas críticos de programas de educação à distância com relação às competências gerenciais dos gestores, dos professores, tutores, bem como dos discentes que participam do curso e comparar os fatores identificados entre as instituições privadas e públicas. A metodologia de pesquisa utilizada possui abordagem qualitativa, quantitativa, descritiva e estudo de casos múltiplos. Como instrumento para a coleta dos dados, realizaram-se entrevistas com 19 sujeitos de pesquisas (compostos por gestores/coordenadores, professores e tutores dos cursos) e distribuíram-se questionários aos alunos de três Instituições de Ensino Superior, das quais duas são Universidades públicas e uma Faculdade privada. Dessa forma, foram encontrados cinco grupos de fatores críticos de sucesso para a EaD, sendo: capacitação dos atores envolvidos (professores, tutores, equipe técnica, coordenadores), tecnologia (AVA, ferramentas síncronas e assíncronas, equipe de TI), administração do curso (envolvendo aspectos como o material didático, o envolvimento da diretoria e do CEAD, e o perfil e necessidades do aluno) , estrutura física da instituição (matriz e polos) e o gerenciamento da equipe (envolvimento da equipe acadêmica e de apoio). Quanto aos papéis dos atores envolvidos, estes também foram descritos neste estudo. Por sua vez, o envolvimento e as competências das pessoas envolvidas no processo possuem influência direta sobre o sucesso desta modalidade. Assim, espera-se que este estudo possa contribuir para a sociedade, para as instituições de ensino que ofertam cursos à distância, especialmente de Administração, e para a academia com o desenvolvimento de trabalhos sobre o tema buscando melhorar a qualidade dessa modalidade e aprimorar seus processos.

Palavras-chave: Educação à Distância. Fatores Críticos de Sucesso. Competências. Instituição de Ensino Superior pública. Instituição de Ensino Superior privada.

ABSTRACT Given the current situation of distance education in Brazil, this thesis is proposed to describe and analyze how you define the critical factors of success that contribute to the development of distance education in the perception of teachers, tutors, students and coordinators of administration courses in Distance Learning in public and private educational institutions, situated in the state of Minas Gerais. Thus, as outlined specific goals to identify the critical problems of programs for distance education in relation to the management competencies of managers, teachers, tutors, As well as the students who participate in the course and compare the factors identified between the private and public institutions. The methodology used has qualitative approach, quantitative, descriptive and multiple case study. As an instrument for data collection, interviews with 19 research subjects (composed of managers/coordinators, teachers and tutors of the courses) and are distributed questionnaires to the students of three Institutions of Higher Education, two of which are public universities and A private school. This way, we have found five groups of critical factors of success for the ODL, being: training of the actors involved (teachers, tutors, technical staff, coordinators), technology (AVA, tools synchronous and asynchronous, IT team), Administration of the course (involving aspects such as the teaching material, the involvement of the board of directors and EXTEND, and the profile and needs of the student) , physical structure of the institution (matrix and poles) and the management of the team (team involvement and academic support) . ), About the roles of the actors involved, these were also described in this study. In turn, the involvement and expertise of people involved in the process have direct influence on the success of this modality. Thus, it is hoped that this study can contribute to society, for those institutions that offer distance courses, especially of Administration, and for the academy with the development of studies on the subject trying to improve the quality of this Modality and improve their processes.

Keywords: Distance Education. Critical Success Factors. Competence. Public Higher Education Institution. Private Higher Education Institution.

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Prof.ª Dr.ª  Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo – Orientadora