Autor: FABIO CANTUÁRIA RIBEIRO

Data da Defesa:  14/03/2012

RESUMO Este estudo teve como objetivo geral descrever e analisar as competências necessárias para ingressar no mercado de trabalho, segundo a percepção dos egressos dos cursos de Administração de faculdades da região de Janaúba/MG formados no período de 2009 e 2010 e dos gestores das organizações em que esses egressos estão inseridos. O referencial teórico foi divido em três temáticas principais, a primeira sobre competências, concepções sobre competências, evolução do debate sobre competências. A seguir, tratou-se das competências em relação à competitividade, abordaram-se os temas competências e empregabilidade, diferenças entre qualificação e competências. Por fim, abordaram-se as competências do administrador, compreendendo a gestão de pessoas por competências, os atributos do perfil do administrador e as competências nas Diretrizes Curriculares Nacionais para administradores. Metodologicamente, esta pesquisa optou pelo tipo descritivo com abordagem qualitativa. Neste estudo de caso, a unidade de análise foram os egressos e os gestores empregadores destes das faculdades de administração de Janaúba/MG. As técnicas utilizadas para a obtenção dos dados foram: levantamento documental nas organizações para verificar os documentos e as diretrizes necessárias para o desenvolvimento dos trabalhos, entrevistas semiestruturadas com os egressos que estão atuando no mercado de trabalho e com os gestores das organizações em que esses egressos estão inseridos. A análise dos dados foi realizada pela análise de conteúdo por meio dos dados obtidos na pesquisa de campo. No que concerne ao grupo de administradores, percebe-se uma predominância masculina, com uma faixa etária de até 25 anos, e tempo de trabalho entre um e cinco anos, sendo que a maioria ocupa funções de níveis operacionais. A partir dos dados da pesquisa, percebe-se que, para os administradores, não existe uma ligação direta entre os conteúdos estudados na academia e suas respectivas funções nas organizações, corroborando a visão do grupo que pertence ao nível operacional, isso ocorrendo principalmente para os administradores que estão inseridos em organizações que não têm gestores com nível superior. Do outro lado, quando os gestores possuem o nível superior, os administradores conseguem observar as competências necessárias para o desenvolvimento dos trabalhos, que agregam valor à organização. Conforme Dutra (2009) quando há competência, ocorre uma entrega que de muito servirá para expandir o valor econômico da empresa, a experiência da indivíduo e do meio em que vive. Os graduados têm capacidade mais crítica e reflexiva a respeito de questões mais abrangentes e estes participam ativamente da criação das diretrizes gerais da organização, tomando decisões de cunho mais diretivo, enquanto as outras decisões são apenas de cunho operacional.

Palavras-chave: Competências. Diretrizes. Gestor. Administração.

ABSTRACT This study had, as a general purpose, the description and analysis of the required competences for entering the job market, according to Business Administration graduates from the Janaúba area (in the state of Minas Gerais, Brazil) who finished their courses in 2009-2010, as well as to their managers in the institutions where they work. The theoretical references were divided into three major themes: the first was about competences, their concepts and the evolution of the debate on competences. Next came the topic of competences in relation to competitivity, dealing with competences and employability and differences between qualification and competences. Finally, the managing competences were approached, including management of people by competences, the manager’s profile attributes and the competences in the National Curricular Guidelines for managers. In terms of methodology, the chosen research approach was of the descriptive type, with a qualitative approach. In this case study, the analysis unit was the graduates and their managing employers coming from Business Administration colleges in Janaúba. The techniques for data collecting were: a documentary reference survey at the institutions so as to check documents and required guidelines for work development, and semi-structured interviews with the graduates who are working and their respective managers. Data analysis was carried out by means of content analyzing through data form the field research. As to the managers’ group, there is a prevalence of males, with ages up to 25 years and career time between one and five years, most of whom having operational level jobs. From the research data, one can notice that for the managers there is not any direct link between academic subjects they had studied and their respective jobs at the institutions, which supports the view of the operational level group. That happens mostly when managers work at institutions which don’t have graduate professionals. On the other hand, when managers have a graduation course, one can see the required competences, which add value to the organization. According to Dutra (2009), when there is competence there is an involvement that will be very useful for the economic value of the company, for individuals’ experience and the environment where they live. Graduates own more critical and reflexive skills about more comprehensive issues, and they participate actively in the creation of general guidelines, making more directive decisions, while the other decisions are merely operational.

Keywords: Competences. Guidelines. Manager. Management.

Linha de Pesquisa: Tecnologia de Gestão e Competitividade

Prof.ª Dr.ª Talita Ribeiro da Luza – Orientadora