Mestrando(a): CLEONICE ALVES RIBEIRO

Orientador(a): ANTHERO DE MORAES MEIRELLES

Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de estudar as estratégias e o empreendedorismo das empresas na indústria do vestuário em um cluster em Belo Horizonte – MG. Uma vez que esta indústria possui setor produtivo diversificado foi escolhido para análise as empresas que fabricam e comercializam os seus produtos no jeans. O foco foi direcionado para as estratégias adotadas a partir de 1990. O trabalho pesquisou como as estratégias são formuladas e implementadas nas empresas estudadas e como as características empreendedoras dos seus dirigentes influenciam essas estratégias. A abordagem metodológica adotada foi uma pesquisa qualitativa que teve como base a revisão da teoria. As conclusões do estudo revelaram que as empresas adotam estratégias informais, intuitivas e que operam baseadas nas atitudes e habilidades adquiridas nas experiências diárias de seus líderes.

Orientador(a): ANTHERO DE MORAES MEIRELLES

Prof. Dr. Anthero de Morais Meirelles. Orientador (Faculdade Novos Horizontes)

Profª. Drª. Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo. Convidado 1 (Faculdade Novos Horizontes)

Profª. Drª. Afrânio Carvalho Aguiar. Convidado 2 (Universidade FUMEC)