Autor: EUGENIA OLIVEIRA PINTO

Data da Defesa:  04/03/2011

RESUMO Para que as gerações futuras possam atender às suas necessidades, as gerações do presente devem buscar um desenvolvimento sustentável que incorpore os três pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental. Para isso, as organizações apostam na inovação e incluem o desenvolvimento sustentável em seu planejamento estratégico. O objetivo deste estudo consiste em analisar como ações de sustentabilidade podem assegurar o posicionamento estratégico em um supermercado. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso, com abordagem quantitativa e qualitativa e com característica descritiva. Utilizou-se um survey para coletar dados quantitativos distribuídos para 50 clientes moradores de um condomínio próximo ao supermercado, dos quais 30 foram respondidos. Um grupo focal foi realizado com cinco clientes do supermercado, para o levantamento dos dados qualitativos, além da observação direta e da pesquisa documental. O questionário foi elaborado usando escalas de frequência do tipo Likert de cinco pontos. Observação direta e pesquisa documental em fôlderes, revistas e encartes de propaganda distribuídos pelo supermercado foram utilizadas para fins de contextualização da organização pesquisada. O tratamento dos dados do questionário foi feito por meio de estatísticas uni e bivariada, submetidos ao programa PASW, versão 18. Para a análise dos dados colhidos com o grupo focal, foi usada a análise de conteúdo. Considerando a representatividade da amostra pesquisada, 30 clientes residentes em um condomínio próximo ao supermercado estudado, escolhidos pelo critério não probabilístico por conveniência e intencionalidade, pode-se deduzir que, em termos demográficos, a maior parte dos respondentes é do gênero feminino, tem idade acima de 50 anos, é casada, possui grau de escolaridade em nível de pós-graduação completa, possui mais de cinco membros na família, moram no condomínio de 6 a 10 anos e realiza compras no supermercado uma vez por semana. Os resultados da pesquisa evidenciam que as ações de sustentabilidade adotadas pelo supermercado são vistas como um fator de inovação e, como tal, capazes de despertar nos clientes reflexões sobre conservação ambiental para o futuro do planeta. Como posicionamento estratégico, conclui-se que isso, por si só, não é capaz de promover o desenvolvimento da empresa e fidelizar o cliente.

Palavras-chaves: Supermercado. Posicionamento estratégico. Meio ambiente. Sustentabilidade. Inovação.

ABSTRACT For the future generations to attend their needs, the present generations should go in search of a sustainable development that incorporates the three pillars of sustainability (economical, social and environmental). For this to happen, organizations bet on innovation and include the sustainable development on their strategic planning. The objective of this study is to analyze how sustainable actions can assure strategic positioning in a supermarket. The used research method was a case study with quantity and quality approach, with descriptive character, using a survey to collect quantity data, and a focal group done with five clients of the supermarket was chosen to raise quality data, adding to a direct observation and document research. The query was elaborated using a 5-point LIKERT Type frequency scale. Direct observation and document research in brochures, magazines and advertising material were used for means of contextualization of the researched organization. Data processing of the query was made through uni and bivaried statistics and submitted to PSAW Software, version 18. A content analysis was used for examining of the focal group’s collected data. Considering the representative of the researched sample, 30 clients that reside in a condominium in relative proximity to the supermarket in question, were chosen by non-probabilistic criteria. Through convenience and intention one can deduct that in demographic terms, a larger part of the answerers are female, above 50 years of age, married, completed post graduated instruction level, with more than five family members, who live at the condominium from 6 to 10 years, and shop at the supermarket in question once a week. The research results indicate that sustainable actions adopted by the supermarket are viewed as oriented towards innovation and as such capable to motivate client’s reflection on environmental conservation for the future of the planet. As for strategic positioning itself, it is not capable to promote the company development and make the client loyal to the brand.

Key-words: Supermarket. Strategic positioning. Environtment. Sustainability. Innovation.

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Prof.ª Dr.ª Cristiana Fernandes De Muÿlder – Orientadora