Autor: GIOVANI COTA FONSECA

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  23/12/2009

RESUMO Este estudo enfoca os temas “empreendedorismo” e “intraempreendedorismo”; considerando a perspectiva comportamental dos empreendedores. A questão central da pesquisa foi verificar como se dá o processo de administração do intraempreendedorismo pelo empreendedor gestor, a partir de seus próprios valores em relação ao perfil McClelland. Trata-se de um estudo de caso descritivo de natureza qualitativa e quantitativa, em que o principal objetivo foi avaliar como se dá o processo de administração do intraempreendedorismo de uma rede varejista do ramo farmacêutico, analisando a escolha destes gestores a partir dos valores do empreendedor-gestor em relação ao perfil McClelland. Nesta pesquisa, a unidade de análise foi uma organização varejista do ramo farmacêutico composta de 38 lojas que atua em cidades do leste e nordeste do estado de Minas Gerais e uma cidade ao sul do estado da Bahia. A organização foi fundada há 75 anos e é considerada a 19ª maior rede de farmácias no Brasil, sendo a segunda maior rede no estado de Minas Gerais. Pode-se verificar por meio do modelo McClelland que existe alinhamento do perfil empreendedor entre o principal gestor e seus funcionários responsáveis pelas lojas quando seis das dez características são equivalentes no modelo. Ainda na fala do empreendedor gestor pôde-se verificar disseminação de determinadas características nos intraempreendedores que sustentam o crescimento da empresa e alavancam os negócios.

Palavras-Chave: Empreendedorismo. Intraempreendedorismo. Varejo farmacêutico.

 

ABSTRACT This study focuses on the themes entrepreneurship and intra-entrepreneurship, considering the behavior perspective of entrepreneurs. The central inquiry of this research was to certificate how the managing entrepreneur, following his own values in relation to the McClelland model, conducts the process of administration of the intra–entrepreneurship. This is a descriptive case study of qualitative and quantitative nature, where the main objective is to assess how the administration process of intra-entrepreneurship works in a retail network in the pharmacology area, analyzing the choice of the managers on base of the entrepreneur-manager values related to the McClelland model. In this research, the analyzed item was a retail organization in the pharmaceutical area, consisting in 38 stores, operating in cities in the East and Northeast of the Minas Gerais State, and also a town in the South of the Bahia State. The organization was founded 75 years ago and is considered the 19th-largest drugstore-net in Brazil, being the second largest network in the state of Minas Gerais. It can be verified, using the McClelland model, that a alignment exists between the entrepreneurial profile of the chief administrator and his staff in charge of the various shops, as six of the ten characteristics are equivalent in the model. Also in the speech of the entrepreneurial manager, was it possible to observe the dissemination of certain characteristics in the intra-entrepreneurs, sustaining the growth of the company and increasing the business.

Key words: Entrepreneurship. Intra-entrepreneurship. Pharmacist  retail

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Banca Examinadora

Profª Drª Cristiana Fernandes De Muÿlder– Orientadora

Prof. Dr. Alexandre Teixeira Dias  – Docente

Prof. Dr. Humberto Elias Garcia– Participante externo

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