Mestrando(a): ADRIANA NUNES DE LACERDA

Orientador(a): ROBERTO MINADEO

O presente estudo buscou verificar as características encontradas quando se analisa a gestão socioambiental de uma organização. A escolha da Rede ABC ocorreu pela sua estreita relação com a comunidade local, pela acessibilidade e pela abertura concedida à autora. Inicialmente, fez-se uma revisão bibliográfica sobre o tema ?gestão social e ambiental e sua evolução e aplicação no varejo de supermercados?. A partir dos objetivos propostos, a pesquisa adotou a perspectiva descritiva, utilizando métodos qualitativos. Para a execução de tal trabalho, utilizou-se o balanço social realizado pela Rede relativo ao ano de 2007. Também foi utilizado um questionário elaborado pela autora, baseado no questionário do Instituto Ethos sobre indicadores de responsabilidade social (2006) e nos Indicadores Ethos-Sebrae de Responsabilidade Social Empresarial para micro e pequenas empresas (2007). O estudo também se apoiou em entrevistas em profundidade, mediante o uso de questionários não estruturados e de observações diretas. Os indicadores propostos permitiram que fosse feito um levantamento da existência de ações socioambientais significativas na empresa. O exame do balanço socioambiental da rede, de sua trajetória e do posicionamento em relação à concorrência permitiu concluir que é possível estabelecer ações socioambientais significativas e sustentáveis no setor supermercadista. A título de síntese, aponta-se a estratégia que caracteriza a gestão socioambiental da Rede ABC: os sócios e familiares procuram, na medida do possível, orientar a gestão da empresa com base em seus próprios valores como indivíduos. Dessa forma, pôde-se verificar que valores pessoais ajudaram a determinar as ações empresariais. A importância do culto religioso na empresa foi atestada, mediante a presença de alguns artefatos. Identificou-se a tendência à filantropia como algo derivado da presença desses valores. Verificaram-se o envolvimento e a liderança dos sócios em relação ao setor supermercadista e às entidades representativas da sociedade organizada local. Além disso, notou-se a orientação de ações baseadas nos indicadores de responsabilidade social do Instituto Ethos, mediante uma análise do balanço social de 2007. E, por fim, constatou-se que as interações dos sócios entre si e os seus valores pessoais determinam as ações da Rede, impressas em sua cultura organizacional. Recomendam-se em pesquisas futuras: investigação da influência da cultura organizacional sobre as ações sociais da empresa; e comparações entre ações sociais de diversos supermercados ou entre empresas de outros formatos do setor varejista.

Orientador(a): ROBERTO MINADEO

Professores Drs. da Banca:

Prof. Dr. Roberto Minadeo. Orientador (Faculdade Novos Horizontes)

Profª. Drª. Éster Eliane Jeunon. Convidado 1 (Faculdade Novos Horizontes)

Prof. Dr. Jose Marcos Carvalho de Mesquita. Convidado 2 (FEAD)

Mestrando(a): ADRIANA NUNES DE LACERDA

Linha de Pesquisa: Tecnologia de gestão e competitividade