Autor: ELVIO SOARES PEREIRA

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  20/02/2009

RESUMO O tema consumo e a administração financeira pessoal abordam a relação dos indivíduos com o consumo de produtos e serviços. Essa dissertação tem por objetivo identificar como a orientação de consumo se correlaciona com a administração das finanças pessoais no processo de decisão de compra dos consumidores nas cidades de Barão de Cocais, Caeté e Santa Bárbara, todas no interior do Estado de Minas Gerais. As análises aqui descritas, apuradas em uma pesquisa qualitativa e quantitativa, têm como propósito contribuir para o estudo do comportamento de compra do consumidor e o reflexo nas finanças pessoais, buscando pontos comuns entre teoria e os dados resultantes das entrevistas aplicadas no que tange a fatores sociais, culturais, pessoais e psicológicos de influência na ação de compra dos consumidores. Os resultados demonstraram que, de acordo com os pesquisados, existe uma estreita relação entre as variáveis do significado do dinheiro, e as variáveis de orientação de consumo. No entanto, não se podem generalizar os resultados, uma vez que a população estudada está centrada apenas em três cidades do interior mineiro.

Palavras-chave: Comportamento do consumidor, significado do dinheiro, influência ao consumo.

ABSTRACT The theme consumption and financial management staff address the relationship of individuals to the consumption of products and services. This dissertation aims to identify how the direction of consumption is correlated with the management of personal finances in the process of purchasing decision of consumers in the cities of Baron of Cocais, Caeté and Santa Barbara, all within the State of Minas Gerais. The analysis described here, found in a quantitative and qualitative research, is to contribute to the study of the purchasing behavior of consumers and the effect on personal finances, seeking common points between theory and data from interviews applied with regard to social factors , cultural, personal and psychological influence on the stock purchase of consumers. The results showed that, according to the researchers, there is a close relationship between the variables of the meaning of money, and the variables of direction of consumption. However, it’s not possible to generalize the results, since the population is centered in only three cities in the interior of Minas Gerais State.

Key words: Consumer behavior, money meaning, consumption influence

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologia de Gestão e Competitividade

Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª Ester Eliane Jeunonl – Orientadora

Baixar arquivo: ELVIO SOARES PEREIRA