Autor: MAGNO LUIZ COELHO DE MOURA

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  25/09/2008

RESUMO Este trabalho busca analisar em que grau as características e as estratégias de marketing de exportação influenciam o desempenho exportador de empresas mineiras de manufaturados. O modelo que sustentou a pesquisa sugeria que o desempenho exportador era influenciado por determinados elementos das estratégias de marketing internacional e por algumas características específicas da firma, como comprometimento e experiência internacional. A coleta de dados foi realizada de maneira quantitativa, mediante um levantamento do tipo survey, de natureza descritiva e explicativa, realizado com executivos e profissionais diretamente envolvidos com negócios internacionais. A amostra da pesquisa foi composta de 50 empresas exportadoras mineiras do setor de manufatura classificadas em uma base de dados da Confederação Nacional da Indústria, denominada Catálogo de Exportadores Brasileiros. A análise dos dados envolveu a utilização de técnicas estatísticas descritivas e de associação univariada e multivariada. Utilizou-se um modelo de regressão múltipla para avaliar a influência desses fatores e dos demais que designavam as características internas (firma e produto) e externas (setor e mercado) sobre as estratégias de marketing internacional, e destas sobre o desempenho exportador da firma. O desempenho exportador também é influenciado pelas características da firma. Foram obtidas quatro principais conclusões. Primeira: as empresas mineiras possuem maior orientação em relação ao planejamento das operações de exportação do que em relação ao comprometimento de recursos em mercados internacionais. Segunda: a maioria das empresas pesquisadas comercializa produtos de consumo e dá grande importância à exclusividade dos produtos. Terceira: o setor de atuação das empresas participantes da pesquisa apresenta intensividade tecnológica média, tendendo à baixa. Quarta: as empresas participantes da pesquisa reconhecem o alto nível de exigência a que estão expostas ao competirem internacionalmente.

Palavras-chave: Internacionalização. Estratégias de marketing internacional. Comportamento exportador.

 

ABSTRACT The present work aims at examining up to which degree the company characteristics and its exporting marketing strategies influence the export performance of manufacturers of the State of Minas Gerais, Brazil. The model that supported the research suggested that the export performance was influenced by certain elements of international marketing strategies and by a number of specific characteristics of the company such as commitment and international experience. Data was gathered by means of a descriptive quantitative survey, carried out in an explanatory way. The survey was conducted with executives and professionals directly involved in international business and the sampling was composed of 50 exporting companies of the manufacture sector, located in the State of Minas Gerais, Brazil. These companies were classified according to data from the Brazilian Federation Industry, called Brazilian Exporting Catalogue. The analysis of the data involved the use of multivariate and univariate descriptive statistical techniques. A multiple regression model was used to assess the influence of the factors that designate the internal (firm and product) and external (industry and market) characteristics on the strategies of international marketing, and those on the exporting performance, which is also influenced by the characteristics of the company. Four main conclusions were drawn. First, the researched companies are much more oriented toward the export operation planning than toward the commitment of resources in international markets. Second: most of the companies that participated in this research are consumer-product oriented and put great emphasis on the exclusivity of their products. Third: the industry sectors of the companies in this research tend to have average to low technological intensity. Fourth: the companies that participated in this research acknowledge the high level of requirement to which they are exposed when competing in foreign markets.

Key Words: Internationalization. Strategies for international marketing. Exporter behavior.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologia de Gestão e Competitividade

Banca Examinadora

Prof. Dr. Luiz Carlos Honório – Orientador

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