Autor: HERCULES RODRIGUES DE OLIVEIRA

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  15/09/2008

RESUMO As rápidas mudanças que vêm ocorrendo no cenário internacional, associadas à da globalização, têm motivado as instituições públicas e privadas a refletirem sobre vários pontos, notadamente aqueles que dizem respeito às questões culturais da sociedade e as suas respectivas organizações, conforme observadas por Barros e Prates (1996), Barros (2003) e Almeida (2007). Essa tendência vem despertando o interesse de diversos pesquisadores que se ocupam da prática de gestão de recursos humanos. Neste sentido, conhecer a cultura multifacetada brasileira, gerada desde o descobrimento, com o Brasil Colônia e a miscigenação do branco português, do índio e do negro, torna-se condição sine qua non para desvendar os critérios que norteiam a avaliação de desempenho individual em um órgão da administração pública federal direta, estudados por Brito et al. (2000), Brandão e Guimarães (2001), Odelius e Santos (2006) e Kalil (2008). Compreender e relacionar o que DaMatta (1983) denominou como estruturas históricas da cultura brasileira explica em parte o fenômeno que transita na avaliação de desempenho individual, vez que estas estruturas se tornaram em verdade, obstáculos à modernidade, pois a administração pública também está à procura de processos modernizantes para desenvolver ferramentas que busquem melhores índices de produtividade. Caso contrário, conforme explica Garcia (1978), as mudanças serão promovidas por decreto. Outro aspecto interessante é a característica hierarquizante da sociedade brasileira, com o rito autoritário contido na expressão conhecida você sabe com quem está falando?. É a partir de então que se formula a seguinte pergunta orientadora de pesquisa: Os atuais instrumentos de avaliação de desempenho individual do serviço público federal evidenciam os principais traços culturais da sociedade brasileira? Para responder, houve por bem, enquanto objetivo geral, analisar o processo da avaliação de desempenho individual em uma subcultura organizacional do serviço público federal, que foi previamente definida à luz de Luppi (1995), Srour (1998), Morgan (2002) e Johann (2004). Para este estudo utilizou-se o método da entrevista semi-estruturada, presente em Silvia e Menezes (2001), Vergara (2006) e Machado (2007). Procedeu-se à coleta de dados no universo da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que foi estudada enquanto subcultura por 9 Antunes (2002) e Zaverucha (2007). Na Abin, contou-se com a participação de um grupo de pesquisa composto por analistas e de auxiliares da carreira de inteligência lotados e em exercício nas cidades de Belo Horizonte/MG e Brasília/DF. O tratamento dos dados se deu à luz da Análise de Conteúdo, orientado por Franco (2005), em que foram analisados os diálogos das entrevistas, comparando-os com a literatura clássica que trata da gênese da cultura nacional, conforme se viu em Davel (1996), Faoro (2001), Freire (2005), Freyre (1998), Holanda (1976), Leal (1976), Motta (1996), Quintas (2005), Ribeiro (2007), etc. Isto posto, verificou-se que na gestão de desempenho do servidor público federal, quando está atrelada a sua respectiva avaliação individual, esta sofre influência das estruturas históricas que construíram o pensamento sociocultural brasileiro, desprezando aspectos sobre o julgamento ou diálogo, estudados por Souza (2003) ou sobre a igualdade e meritocracia, abordados em Barbosa (2006).

Palavras chave: Cultura brasileira. Cultura organizacional. Avaliação de desempenho individual. Igualdade. Meritocracia. Abin.

ABSTRACT The fast changes that are taking place in the international scene – aspects of globalization – are motivating both public and private institutions to reflect on several issues, especially on those regarding cultural aspects of society and of their respective organizations, as noted by Barros and Prates (1996), Barros (2003) and Almeida (2007). That is a tendency that is spurring interest of several researchers connected to the management of human resources. Thus, knowing the Brazilian multifaceted culture – shaped since the Discovery (Brazil being a colony) and the miscigenation of the Portuguese white with the indian and the nigger – is a conditio sine qua non as to unveil the criteria that guide the individual performance evaluation in a body of the direct federal public administration, according to studies conducted by Brito et. al. (2000), Brandão and Guimarães (2001), Odelius and Santos (2006) and Kalil (2008). Understanding what DaMatta (1983) called historical framework of the Brazilian culture explains partly the phenomenon that permeates the individual performance evaluation, since that framework has actually become an obstacle to modernity, and the public administration is also in the search of modernizing procedures to develop tools for better rates of productivity or, otherwise, as explained by Garcia (1978), changes will be implemented by decree. Another interesting aspect is the hierarchical feature of our society, as indicated by the authoritarian rite inserted in the well-known expression “do you know who you are talking to?” That is the starting point for the research question: the main tools for the individual performance evaluation in the federal public service indicate the main cultural traits of the Brazilian society? In the process of answering such question, it was necessary to analyze the individual performance evaluation in an organizational subculture of the federal public service, as previously defined by Luppi (1995), Srour (1998) Morgan (2002) and Johann (2004). In this study we have used the method of semi-structured interview, as included in Silvia and Menezes (2001), Vergara (2006) and Machado (2007). The data collection was conducted in the universe of the Brazilian Intelligence Agency (Abin), which was studied as a subculture by Antunes (2002) and Zaverucha (2007). In Abin we counted on the participation of a group of analists and assistants of the Intelligence career, deployed in Belo Horizonte/MG and in Brasília/DF. The data 11 treatment was conducted at the light of the Analysis of Content as oriented by Franco (2005), in which the dialogues in the interviews were analyzed and compared to the classical literature that deals with the genesis of the national culture, according to Davel (1996), Faoro (2001), Freire (2005), Freyre (1998), Holanda (1976), Leal (1976), Motta (1996), Quintas (2005), Ribeiro (2007), etc. Thus, we have verified that the performance management of the federal public servant, in what regards to his/her individual performance, is influenced by historical framework that directed the Brazilian sociocultural thought, regardless of aspects of judgment and dialogue, as studied by Souza (2003) or of equality and meritocracy, as viewed by Barbosa (2006).

Key words: Brazilian culture. Organizational culture. Individual performance evaluation. Equality. Meritocracy. Abin.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica das organizações

Banca Examinadora

Prof. Dr. Fernando Coutinho Garcia– Orientador

Baixar arquivo: DISSERTACAO_HERCULES