Autor: CLAUDIA MARCIA GOMES DE OLIVEIRA

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  12/08/2008

RESUMO O incremento da competitividade tem obrigado as empresas a submeter-se a um processo de transformação e profissionalização que demanda novas práticas de gestão, tanto de processos quanto de pessoas. Nesse cenário, o tema “Qualidade de vida no trabalho” tem atraído a atenção de estudiosos e empresários. A maioria desses estudos busca apresentar uma proposta de intervenção que tem por objetivo humanizar as relações de trabalho a partir de modificações no ambiente que proporcionem maior satisfação aos empregados e aumentem a produtividade da empresa. Esta pesquisa tem por objetivo aprofundar o conhecimento a respeito da qualidade de vida e das fontes de pressão no trabalho. Utilizou-se, para isso, o modelo de avaliação da qualidade de vida no trabalho (QVT) de Hackman e Oldham (1975) e de avaliação das fontes de pressão no trabalho desenvolvido por Cooper, Sloan e William (1988). A pesquisa contemplou uma amostra de 67 empregados de uma empresa mineira de médio porte do setor de tecnologia da informação. Os entrevistados mostraram-se satisfeitos em relação à maioria das variáveis do modelo de Hacman e Oldham (1975) que medem a qualidade de vida no trabalho. Essa satisfação pode ser conseqüência das politicas de gestão de pessoas adotadas pela empresa, que privilegia o inter-relacionamento. Quanto às fontes de pressão no trabalho, observou-se que os entrevistados enfrentam adequadamente as pressões decorrentes dos processos a que são submetidos na organização, na medida em que nenhum fator foi apontado como indicativo de pressão. Duas categorias, porém, foram indicadas como causadores de uma leve pressão: fatores intrínsecos ao trabalho, que incluem aspectos com baixas condições de trabalho, sobrecarga de informação, pressão de prazos e mudanças tecnológicas; e carreira e realização profissional, que inclui sistema de compensação, oportunidades de treinamento e desenvolvimento, valorização de desempenho, perspectivas de promoção e segurança no emprego.

Palavras-chave: Qualidade de vida. Satisfação. Insatisfação. Fontes de pressão no trabalho.

ABSTRACT The increase of competitiveness has forced companies to submit to a process of transformation and professionalism that demand new management practices, as both processes of people. In this scenario, the theme “Quality of life at work” has attracted the attention of scholars and entrepreneurs. Most of these studies present a proposal seeking the intervention that aims to humanize the relationship of work from changes in the environment that would give more satisfaction to employees and increase the productivity of the company. This research aims to deepen knowledge about the quality of life and sources of pressure at work. It was used for this, the model for assessing the quality of working life (QVT), Hackman and Oldham (1975) and evaluation of the sources of pressure in the work of Cooper, and William Sloan (1988). The research included a population of 67 employees of a medium-sized mining company in the industry of information technology. The interviewees expressed their satisfaction on most of the variables of the model Hacman and Oldham (1975) that measure the quality of life at work. That satisfaction may be a consequence of the policies of management of people taken by the company, which focuses on inter-relationship. As for the sources of pressure at work, it was observed that the respondents properly face the pressures arising from the processes that are submitted in the organization, in that no factor was named as indicative of pressure. Two categories, however, were identified as causing a slight pressure: factors intrinsic to the work, including issues with low working conditions, information overload, pressure of deadlines and technological changes, and career and professional achievement, which includes compensation system , Opportunities for training and development, enhancement of performance, prospects of promotion and secure employment.

KEY WORDS: Quality of life. Satisfaction. Dissatisfaction. Sources of pressure at work.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologia de Gestão e Competitividade

Banca Examinadora

Prof. Dr. Luiz Carlos Honório – Orientador

 

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