Autor: WENDERSON SILVA MARQUES DE OLIVEIRA

Data da Defesa:  16/06/2008

RESUMO Este trabalho visa à identificação de uma possível correlação entre o poder organizacional e vivências de prazer e sofrimento de docentes em instituições privadas de ensino superior (IPES) de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais. Optou-se por uma pesquisa descritiva, realizada como pesquisa de campo e de natureza quantitativa. As variáveis independentes foram formadas por respostas de questionário com cinco fatores presentes em uma Escala de Configuração do Poder Organizacional. Outro questionário utilizado foi o Inventário de Trabalho e Riscos de Adoecimento (ITRA), devidamente validado. Participaram do estudo 78 professores, 39 da instituição A e 39 da instituição B, que não foram identificados. Pela escala de configuração de poder, os resultados indicaram que na IPES A predomina a configuração de poder missionária e sistema fechado, ao passo que a IPES B predomina autocracia e missionária. Em ambas as IPES, o prazer prevaleceu sobre o sofrimento nas duas abordagens ITRA, com relação ao contexto do trabalho e às vivências de prazer e sofrimento. Das cinco hipóteses, a primeira foi rejeitada parcialmente pelo fato da configuração de poder ser semelhante nas duas IPES, a segunda foi rejeitada pelo fator prazer ter sido predominante nas IPES, a terceira foi confirmada, pois os aspectos determinantes do fator prazer são iguais nas duas IPES, a quarta foi confirmada parcialmente, uma vez que os aspectos determinantes do fator sofrimento são iguais nas duas IPES e por último, a quinta foi confirmada por existirem correlações significativas entre configurações de poder e fatores de prazer e sofrimento. Pelas análises efetuadas, pôde-se notar que prazer e sofrimento coexistem no ambiente laboral, mas não são excludentes. Os resultados indicam vivência de prazer de forma significativa e sofrimento de forma moderada, sendo o prazer significativo em termos de indicadores de realização e liberdade, e o sofrimento, de forma moderada, em termos de indicadores de desgaste e desvalorização. A predominância de prazer pode indicar que os docentes estabelecem, de forma satisfatória, relações significativas com suas atividades, demonstrando que o contexto de trabalho e suas vivências partem de bases ideológicas pessoais e individuais. Entretanto, foi confirmado haver correlação entre configurações de poder e as vivências de prazer e sofrimento nas duas IPES. Assim, predomina o prazer, mas existe o sofrimento.

Palavras-chave: correlação, poder, prazer, sofrimento, docência.

ABSTRACT This work aims at the identification of a possible correlation between the organizational power and lecturer’s experiences of pleasure and suffering within private Universities in Belo Horizonte. The design of this study was descriptive and was carried through as field research and quantitative nature. The independent variable had been composed by five factors from the Organizational Power Configuration Scale and the Work and Illness Risks Inventory (WIRI), both previously validated. Seventy-eight lecturers from 2 different Universities (39 from each) had participated in the study. The conclusions had indicated that the University A possesses its power configuration as missionary and closed system, whereas University B possesses its power configuration as autocracy and missionary. In both Universities, the pleasure prevailed on the suffering in two Universities boarding, related to the work context and to the pleasure and suffering’s experiences. Considering five hypotheses, the first was rejected partially by the fact of the configuration of could be similar in two Universities, the second was rejected by the factor pleasure was predominant in Universities the third were confirmed, therefore the decisive aspects of the factor pleasure are same in two Universities, the fourth was confirmed partially, once the decisive aspects of the factor suffering are same in two Universities and last, the fifth was confirmed by significant correlations exist between configurations of power and pleasure factors and suffering. From the statistical analyses, it could be noticed that pleasure and suffering coexist at the work environment. The results indicated significant pleasure experiences and moderate suffering, being the significant pleasure related to accomplishment and freedom, and the moderate suffering related to consuming and depreciation. The predominance of pleasure may indicate that lecturers establish satisfactory and significant relations with their activities, demonstrating that the work context and their experiences were originated in their personal and individual ideological bases. However, it was demonstrated that a correlation between organizational power and experiences of pleasure and suffering exists in both Universities. Therefore, pleasure prevails, but suffering exists.

Keywords: correlation, power, pleasure, suffering, teaching.

Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica das organizações

Prof. Dr. Fernando Coutinho Garcia – Orientador

Baixar arquivo: http://mestrado.unihorizontes.br/wp-content/uploads/2022/10/Dissertação-Wenderson-Silva-Marques-de-Oliveira.pdf