Mestrando(a): JOANA DARC ALVES

Orientador(a): LUIZ CARLOS HONORIO

Este estudo tem por objetivo analisar e descrever os vínculos que se estabelecem entre os alunos e uma Instituição de Ensino Superior privada localizada em Belo Horizonte, tendo em vista os cursos oferecidos no campus de sua Unidade Central. A pesquisa contou com um universo de 821 alunos matriculados em 31 cursos e distribuídos no 2º, 4º, 6º e 8º períodos. O método de pesquisa empregado foi um estudo de caso quantitativo, com característica descritiva e exploratória, utilizando-se o questionário como técnica fundamental para o levantamento dos dados. O instrumento de pesquisa foi formatado mediante a utilização de escalas de frequência do tipo Likert, tendo como referência os estudos sobre o tema realizados por Kramer (2003) e Kramer e Faria (2007). Documentos também foram utilizados para fins de caracterização da ES pesquisada. O tratamento dos dados foi feito por meio de estatísticas uni, bi e multivariada. Em termos das variáveis demográficas e institucionais, os resultados mais expressivos encontrados evidenciaram que a maior parte dos alunos pesquisados é do sexo feminino, situa-se na faixa etária de 21 a 25 anos, é solteira, está cursando o 2º e 4º períodos e também trabalha. A análise fatorial realizada possibilitou a extração de sete tipos de vínculos: integração entre os membros, identificação e idealização da organização, solidariedade, sentimento de pertença, crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional, participação nas decisões e criação de inimigos. Em relação a integração entre os membros, observou-se disponibilidade da Coordenação e dos professores para atender os alunos, integração entre os dois primeiros atores educacionais e integração entre os professores de um mesmo período. Quanto a idealização da organização, verificou-se que o aluno tem admiração pela IES, percebendo-a como modelo para estudar e para participar das atividades que ela oferece e percebe-a como um espaço para a satisfação de necessidades pessoais e profissionais. O vinculo solidariedade revelou que o relacionamento entre os alunos é cooperativo e solidário, prevalecendo entre eles o espírito de união. O vínculo sentimento de pertença comprovou que os alunos se sentem membros efetivos da IES onde estudam, participam de seus eventos e cerimônias, mostram-se orgulhosos dos prêmios que ela recebe e a defendem quando é criticada. Em relação ao vínculo crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional, observou-se que o curso realizado pelo aluno estimula a melhoria de habilidades e competências necessárias para o exercício profissional. No tocante ao vínculo participação nas decisões, detectou-se que existe abertura da IES e dos professores para ouvir e discutir com os alunos as opiniões, dúvidas, críticas e sugestões a respeito do desenvolvimento do curso e sabem a quem dirigi-las na Instituição. O último vínculo validado, criação de inimigos, demonstrou que, apesar de existir solidariedade e cooperação entre os alunos, estes reconhecem que ocorre competição entre eles e os professores em sala de aula. O vínculo sentimento de pertença associou-se positivamente com todas as variáveis demográficas e institucionais, enquanto que o vínculo identificação e idealização da organização não se associou apenas ao sexo dos pesquisados, com a mesma situação deste último resultado ocorrendo com o vínculo participação nas decisões. Por fim, percebeu-se que os vínculos entre os alunos e a IES tendem a ser mais fortes e intensos até a metade do curso.

Orientador(a): LUIZ CARLOS HONORIO

Professores Drs. da Banca:

Banca examindadora:

Prof Dr Fernando Coutinho Garcia – Faculdade Novos Horizontes