Mestrando(a): PAULO VICENTE COELHO DE ALMEIDA

Orientador(a): ALFREDO ALVES DE OLIVEIRA MELO

O custeio baseado em atividades (Activity-Based Costing), ou ABC, constitui-se em uma proposta apresentada no final dos anos de 1980 como alternativa aos sistemas tradicionais de custos, principalmente ao custeio por absorção, que se revela deficiente diante das necessidades das organizações por informações. O mercado evolui constantemente, a concorrência se torna mais acirrada e globalizada e os custos indiretos crescem constantemente, devido à disseminação das novas tecnologias por toda organização. Neste cenário torna-se necessário qualificar os instrumentos gerenciais, para dar suporte ao processo decisório nas organizações. As instituições de ensino superior (IES), inseridas nesse quadro econômico, são compelidas a modernizar os métodos de produção de informações para a tomada de decisões, de modo a assegurarem sua sobrevivência. O objetivo desse trabalho é desenvolver os elementos fundamentais para o desenvolvimento de um modelo ABC aplicável às IES. Este trabalho é um estudo de caso, descritivo, com abordagem qualitativa. 20 entrevistas foram realizadas com os responsáveis pelos departamentos que absorvem custos indiretos na organização pesquisada, visando colher informações sobre as atividades desempenhadas e sobre os direcionadores de custos e de consumo de atividades. Como resultado da pesquisa, verificou-se que é possível desenvolver o modelo de custeio ABC e aplicá-lo em IES. As atividades e os direcionadores são descritos de forma clara e hierarquizada. Os direcionadores, nos dois níveis, são identificados como de quantificação factível na operação da IES. Portanto, as informações operacionais obtidas estão adequadas à estruturação do modelo de custos ABC. Em relação à IES estudada, foi possível verificar que sua estrutura acadêmica e administrativa está adequada para a implantação do custeio ABC. O detalhamento das atividades, dos direcionadores de custos e do consumo de atividades estão adequados à estrutura conceitual do ABC. O que não existe é estrutura informacional para quantificar os direcionadores, nos dois níveis, o que seria possível com a reestruturação do sistema de informações. Um avanço nos estudos nesta direção levaria à analise e aplicação do ABC focado nos tempos (Time-driven-Activity-Based Costing)em IES.

Orientador(a): ALFREDO ALVES DE OLIVEIRA MELO

Professores Drs. da Banca:

Prof. Dr. Alfredo Alves de Oliveira Melo – Orientador
FNH

Prof. Dr. Wendel Alex Castro Silva
FNH

Prof. Dr. Antônio Arthur de Souza
UFMG

Mestrando(a): PAULO VICENTE COELHO DE ALMEIDA

Linha de Pesquisa: Tecnologia de gestão e competitividade

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