Mestrando(a): JORGIANE SUELEN DE SOUSA

Orientador(a): LUIZ CARLOS HONORIO

Esta pesquisa tem por objetivo principal analisar como se relacionam comprometimento organizacional e carga horária de trabalho em uma instituição de ensino superior privada do interior de Minas Gerais, a partir da abordagem multidimensional de Medeiros (2003). Contou-se com a participação de 187 docentes de ensino superior, submetidos a três regimes de carga horária: integral, parcial e horista. O estudo apoiou-se em um estudo de caso, utilizando-se técnicas quantitativas e qualitativas de levantamento de dados. Para a coleta de dados, adotou-se o modelo de medida construído e validado por Medeiros (2003), composto por perguntas fechadas em formato de escala de concordância do tipo Likert. A análise quantitativa dos dados buscou comparar os resultados do comprometimento organizacional em suas três dimensões, afetiva, normativa e instrumental, divididas em sete bases, conforme a escala EBACO (Escala de Bases do Comprometimento), considerando as informações demográficas e ocupacionais dos professores participantes da pesquisa, utilizando-se para isso dos testes estatísticos de Friedman, Mann-Whitney e Kruskall-Wallis. Após a mensuração quantitativa e com base em seus principais resultados, realizou-se análise qualitativa, consistindo em 19 entrevistas com um grupo de professores escolhidos e divididos intencionalmente de acordo com as variáveis sexo, idade, grau de escolaridade e regime de trabalho. A análise dos três regimes de carga horária dos docentes permitiu constatar alto comprometimento nas bases obrigação pelo desempenho, afetiva e afiliativa, sendo que os docentes integrais e horistas revelaram maiores escores a esse respeito. O indicador mais expressivo em relação à obrigação pelo desempenho refere-se à preocupação com o bom desempenho da função na instituição. Quanto à base afetiva, percebe-se maior identificação com a filosofia da instituição. A base afiliativa concerne ao sentimento de perten?a ao grupo. As mulheres têm maiores crenças de que devem manter certas atitudes e regras da instituição a fim de se manterem nela. Os homens acreditam que teriam um pouco mais de alternativas no mercado educacional de trabalho caso deixassem a instituição em que lecionam. Os docentes acima de 40 anos se sentem mais seguros em deixar a instituição em razão da experiência adquirida, a profissionalização, e o tipo de profissão que exercem. Os professores especialistas se sentem mais seguros em deixar a instituição, considerando que terão maiores oportunidades de trabalho fora dela. Os professores com regime integral sentem-se mais reconhecidos pelos colegas de trabalho. Os professores parciais e os horistas se queixam mais em relação à falta de recompensas e de oportunidades oferecidas pela instituição. Os professores que atuam em apenas um curso se sentem mais inseguros em deixar a instituição.

Orientador(a): LUIZ CARLOS HONORIO

Professores Drs. da Banca:

Prof. Dr. LUIZ CARLOS HONÓRIO. Orientador (Faculdade Novos Horizontes)
Profª. Drª. CRISTIANA FERNANDES DE MUYLDER. Convidado 1 (Faculdade Novos Horizontes)
Profª. Drª. IRIS BARBOSA GOULART. Convidado 2 (Faculdade Pedro Leopoldo)
Mestrando(a): JORGIANE SUELEN DE SOUSA

Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica das organizações

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