Mestrando(a): SIDNEY PIRES MARTINS

Orientador(a): ALEIXINA MARIA LOPES ANDALÉCIO

Este estudo enfoca a importância das ações empreendedoras, sendo um estudo multicaso das ações de micro e pequenos empresários da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A relevância da pesquisa reside no fato de que ela contribui para a ampliação da visão sobre o tema empreendedorismo, fundamental para o desenvolvimento econômico do país e da região estudada. Esta dissertação baseou-se em pesquisa do tipo qualitativa, descritiva, na modalidade de estudos de casos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 10 empreendedores de diversos segmentos, bem como pesquisa documental e observação não participante. Buscou-se verificar a percepção dos empreendedores com relação aos significados da expressão ?ação empreendedora? e a importância atribuída por eles a essas ações. Além disso, foi investigada a implementação, por parte dos empreendedores, de ações que visam a sobrevivência da empresa diante da concorrência. Foram analisadas ainda as reações diante de resultados negativos e as estratégias adotadas após avaliação de tais resultados, bem como a descrição de resultados obtidos e das redes formadas para a execução de seus respectivos planejamentos. Os resultados obtidos foram trabalhados por análise de conteúdo, confrontando-os com o referencial teórico levantado. Faz-se relevante considerar a importância que os empreendedores dão ao fato de contribuírem com a sociedade na diminuição da taxa de desemprego. Todos os entrevistados disseram ter como objetivos a expansão do negócio próprio e a agregação de novas pessoas ao seu projeto. Ressalta-se também a importância dada ao aprendizado com os erros e à forma positiva de enxergar tais falhas, buscando maneiras e informações para promover uma reestruturação e replanejamento, com o que pode-se arriscar novamente, ainda que seja necessário, para isso, realizar estudos, pesquisas, contratação de profissionais especializados, para agregar valor e expertise ao empreendimento, sempre com o foco na obtenção de lucros.

Orientador(a): ALEIXINA MARIA LOPES ANDALÉCIO

Professores Drs. da Banca:

Prof.ª Dr.ª Aleixina Maria Lopes Andalécio

ORIENTADOR (Faculdade Novos Horizontes)

Prof. Dr. Fernando Coutinho Garcia

Faculdade Novos Horizontes