Mestrando(a): ESTEVAM PIRES DOS SANTOS

Orientador(a): LUIZ CARLOS HONORIO

Esta pesquisa tem por objetivo principal desenvolver e testar um modelo teórico de investigação: a expressão de competências gerenciais no trabalho como variável mediadora da relação entre o modelo teórico proposto por Brandão (2009) e o perfil caracterizado por pesquisa em uma organização de serviços farmacêuticos. A pesquisa, de caráter descritivo, consistiu na realização de entrevistas semiestruturadas e na aplicação de questionários estruturados para a coleta de dados. Valeu-se da análise de conteúdo para tratamento dos dados qualitativos. Os dados quantitativos foram submetidos a análise estatística univariada e bivariada. Na univariada, foram utilizadas a distribuição de frequência, para evidenciar os dados do perfil dos pesquisados, e a apuração de medidas de posição (média e mediana) e de dispersão (desvio padrão), para submeter os dados relativos aos tipos de competências gerenciais, segundo Brandão (2009). Adotou-se o teste não paramétrico de Mann-Whitney para comparar os valores centrais entre as categorias. Para a variável frequência de trabalho aos finais de semana, que possui três categorias, foi adotado o teste não paramétrico de Kruskal-Wallis, que permite a comparação múltipla de k categorias. Os dados da pesquisa foram tratados com base no programa estatístico Predictive Analytics Software (PASW 18). A amostra foi constituída por 80 gerentes da Farmácia Indiana para a pesquisa quantitativa. Posteriormente, foram entrevistados 9 gerentes, para a validação qualitativa. Os resultados reforçaram a pertinência do modelo de Brandão (2009) para a análise das competências gerenciais, visto que apontaram uma identificação muito próxima da percepção do trabalho gerencial. Com maior identificação com os gerentes, apresentou-se a competência de gestão de relacionamento com o cliente, em especial os indicadores que apontam uma negociação de forma transparente, com acordos satisfatórios para a organização e os clientes e a promoção e venda de produtos e serviços a clientes com transparência e confiabilidade. Um bom resultado foi obtido também com a competência de gestão de pessoas com os indicadores do gerenciamento de conflitos no ambiente de trabalho e a colaboração com os colegas de trabalho para concretizar os objetivos da organização em um clima de harmonia. Com menor identificação apresentou-se a competência financeira de negócios com o indicador de cobrança de dívidas inadimplidas, a fim de melhorar o resultado financeiro da loja e a competência de gestão socioambiental com o indicador do estímulo dos integrantes da equipe para realizarem trabalhos voluntários, visando contribuir para o desenvolvimento social e econômico da comunidade em que vivem. Na análise bivariada, foi constatado que as mulheres se percebem mais competentes do que os homens no que diz respeito ao relacionamento com o cliente. O indicador da competência de gestão de pessoas para administrar conflitos revelou-se como significativo, com os pesquisados com mais tempo de atuação gerencial sendo mais habilidosos quando comparados com os pesquisados com menos experiência gerencial.

Orientador(a): LUIZ CARLOS HONORIO

Professores Drs. da Banca:

Prof. Dr. Luiz Carlos Honório

ORIENTADOR (Faculdade Novos Horizontes)

Prof.ª Dr.ª Talita Ribeiro da Luz

Faculdade Novos Horizontes

Profª Drª Simone Costa Nunes

PUC – MINAS

Mestrando(a): ESTEVAM PIRES DOS SANTOS

Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica das organizações

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