Mestrando(a): ROGÉRIO SANTOS BRANT

Orientador(a): TALITA RIBEIRO DA LUZ

Observa-se, no atual contexto da educação brasileira, as diversas formas de Educação à Distância (EAD), que pode ser vista como uma mola propulsora com o principal intuito de proporcionar o ensino superior aos indivíduos que não têm acesso à Educação presencial. Um dos fatores que influenciam diretamente o crescimento da EAD no Brasil pode ser atribuído às Universidades públicas que, em sua maioria, encontram-se localizadas em grandes centros e, assim, não absorvem a demanda de indivíduos que buscam qualificação profissional e acadêmica, muitas vezes, oriundos de regiões menos privilegiadas no que concerne à oferta de cursos. O presente trabalho teve o objetivo de analisar como se configuram e são geridas as competências profissionais de docentes do curso do programa de Administração Pública do Cead/Unimontes. A pesquisa realizada adotou a abordagem descritiva e qualitativa, na qual foi utilizado o método de estudo de caso, sendo os dados tratados pela técnica de análise de conteúdo. Foram investigadas as percepções de dois grupos, o dos professores e o dos coordenadores que trabalham no curso de Administração à Distância. De acordo com os professores entrevistados, percebe-se que as competências são de grande importância e as que mais se destacaram foram: visão sistêmica, relacionamento interpessoal, habilidade de análise, conhecimento do mercado e suas conjunturas, embasamento teórico, procura de qualificação constante e oferecimento de feedback. Quanto às percepções dos coordenadores, nota-se que os resultados são o conjunto das competências: acompanhamento dos alunos, interação com a equipe de EAD para trocas de experiências, que contemplam a competência funcional e a competência comportamental. O que se observou é que se busca, cada vez mais, a expansão da EAD e o aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos no processo ensino aprendizagem desse cenário. Vislumbra-se, assim, a necessidade constante do aprimoramento das competências dos docentes que atuam diretamente na Educação à Distância. Na EAD, as competências podem ser entendidas como conhecimentos, habilidades e atitudes das pessoas envolvidas no processo ensino aprendizagem que são desenvolvidas em uma nova modalidade de ensino, na qual o perfil do aluno também é diferenciado, o que exige dos docentes outras competências que não se aplicam ao modelo de ensino tradicional. Dessa forma, toda competência encontra-se fundamentalmente ligada a uma prática social determinada e a todas as práticas, incluindo as profissionais. Constata-se, assim, que os docentes em EAD devem estar aptos e bem capacitados para poderem atuar na modalidade à distância.

Orientador(a): TALITA RIBEIRO DA LUZ

Professores Drs. da Banca:

Profª Drª Talita Ribeiro da Luz (Faculdade Novos Horizontes)
Prof.ª Dr.ª Aleixina Maria Lopes Andalécio (Faculdade Novos Horizontes)
Prof. Dr. José Ricardo Costa de Mendonça (UFPE)
Mestrando(a): ROGÉRIO SANTOS BRANT

Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica das organizações