A pesquisa teve como objetivo descrever e analisar como as empresas de pequeno porte (EPP) situadas em Itabira, MG, financiam seus projetos de investimento, buscando identificar os tipos de financiamento utilizados e desejados por elas e descrever quais atributos consideram relevantes para a sua escolha. A pesquisa utilizou abordagem quantitativa do tipo descritiva e método de pesquisa de campo, e seu universo constituiu-se de 2925 EPP, sendo a amostra classificada como probabilística do tipo aleatória simples e composta por 200 empresas; os sujeitos de pesquisa foram os gerentes financeiros das empresas da amostra e a coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionário; a análise de dados foi realizada através de métodos de estatísticas multivariados, sendo utilizada a estatística descritiva e análises uni- e multivariadas com o auxílio do software SPSS (Statistical Package for the Social Science). A pesquisa concluiu que as empresas da amostra têm preferência pela utilização de recursos próprios e captação de recursos junto a família e amigos em detrimento de outras formas de financiamento, como linha de crédito bancária e empréstimos governamentais. Verificou também uma tendência à utilização da teoria de pecking order (hierarquização das fontes de financiamento) e constatou que as empresas de pequeno porte têm baixo índice de endividamento e não buscam uma meta de estrutura de capital. Contatou ainda que, com relação às empresas, as variáveis idade e tamanho possuem relação com o nível de endividamento utilizado, suportado e com a meta de endividamento, enquanto o setor de atuação da empresa e o tempo de carreira do gestor possuem associação com o endividamento utilizado e suportado, mas não com a meta de endividamento; a idade dos equipamentos possui relação somente com o nível de endividamento suportado, e a expectativa de crescimento e o tipo de garantias da empresa possui relação com o nível de endividamento utilizado, suportado e meta de endividamento da mesma.

Orientador(a): WENDEL ALEX CASTRO SILVA

Professores Drs. da Banca:

Prof. Dr. Wendel Alex Castro Silva (Faculdade Novos Horizontes)
Prof. Dr. Alfredo Alves de Oliveira Melo (Faculdade Novos Horizontes)
Prof. Dr. Antônio Artur de Souza (UFMG)

Mestrando(a): TANCREDO AUGUSTO VIEIRA

Linha de Pesquisa: Tecnologia de gestão e competitividade