Título: INTELIGENCIA COMPETITIVA NA ESTRATÉGIA EMPRESARIAL: estudo de caso em uma organização do setor elétrico

Autor: FABRICIA BRITES LEITE

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa: 10/09/2015

Resumo:

As organizações contemporâneas estão inseridas em um contexto de cenários versáteis, exigindo que elas conheçam muito bem seus próprios ambientes interno e externo, a fim de enfrentar as ameaças e aproveitar as oportunidades. A estratégia empresarial é um elemento primordial para que se alcance resultados lucrativos, devendo ser utilizadas ferramentas que possibilitem o sucesso da organização. Dentre essas ferramentas, destaca-se a inteligência competitiva (IC), que, por ser um processo sistemático de coleta, tratamento, análise e disseminação da informação, representa uma base para a tomada de decisão e desenvolvimento de estratégias empresariais. O acompanhamento sistemático e contínuo dos competidores, consumidores, fornecedores e de outras forças deve compor o processo de gestão da estratégia empresarial, uma vez que o monitoramento do ambiente competitivo e de negócios auxilia os gestores estratégicos a prevenirem surpresas, como também a implementarem estratégias competitivas mais eficazes em tempo hábil. Este estudo teve como objetivo descrever e analisar o processo de IC como base para a estratégia empresarial de uma organização do setor elétrico brasileiro, pautando-se no modelo do ciclo de IC conforme McGonagle (2007). A partir dessa perspectiva, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, qualitativa, nos moldes de um estudo de caso, cuja unidade de análise foi as áreas estratégicas que subsidiam as tomadas de decisão dessa organização. Os sujeitos da pesquisa foram os gestores dessas áreas. Entrevistas semiestruturadas foram utilizadas como técnica de coleta de dados. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Assim, percebeu-se que, embora não haja uma área estruturada de IC na organização pesquisada, a maioria de suas áreas estratégicas exercem atividades correspondentes a etapas do processo de IC. Na percepção dos gestores, não há como a organização desenvolver boas estratégias e sustentar-se em longo prazo sem o processo de IC. Entretanto, verificou-se que ele ocorre de forma não estruturada e não sistematizada. Diante dos resultados e limitações da pesquisa, sugere-se que o mesmo estudo possa ser realizado em outras organizações do setor elétrico brasileiro, a fim de comparar e compreender as percepções do processo de IC como base estratégica empresarial.

Palavras-chave: Inteligência competitiva. Estratégia empresarial. Setor elétrico

Abstract:

Contemporary organizations are inserted in a context of versatile scenarios, requiring that they know very well their internal and external environment in order to face the threats and opportunities that emerge. The business strategy is a key element in good and profitable contribution results, and use tools that enable their success. Among them, there is the competitive intelligence (CI), which should be a systematic process of collecting, processing, analysis and dissemination of information, to be the basis for decision-making and development of business strategies. The systematic and continuous monitoring of competitors, customers, suppliers and other forces should make the process of managing the business strategy, since the monitoring of the competitive and business environment helps strategic managers to prevent surprises, as well as to implement competitive strategies more effective, timely. This study aimed to describe and analyze the CI process as the basis for the business strategy of an organization of the electricity sector, basing on the model of the CI cycle, as McGonagle (2007). From this perspective, it was developed a descriptive, qualitative case study, whose unit of analysis was the strategic areas that support decision making in an organization of the Brazilian electric sector. The research subjects were the managers of these areas. Semi-structured interviews were used as data collection technique. They were subjected to content analysis. Thus, it was noted that, although there is a structured area of CI in the research organization, most of its strategic areas perform activities corresponding steps of the CI cycle. In the perception of managers, there is no way the organization develop good strategies and sustain long-term without the CI process. However, it was found that it occurs for non-structured and non-systematic way. Based on the results and limitations of the study, it is suggested that the same study can be conducted in other organizations of the Brazilian electric sector, in order to compare and understand the perceptions of the CI process as strategic business base

Keywords: Competitive intelligence. Business strategy. Electricity sector

 

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: TECNOLOGIAS DE GESTÃO E COMPETITIVIDADE

Projeto de Pesquisa: O USO DE REDES SOCIAIS BASEADAS NA INTERNET COMO DIFERENCIAL DE COMPETITIVIDADE POR PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE: POSSIBILIDADES E REALIDADE

 

Banca Examinadora

Orientador: ALEIXINA MARIA LOPES ANDALECIO

MARIA CELESTE REIS LOBO DE VASCONCELOS – Participante Externo

ELIANE BRAGANCA DE MATOS – Docente

GUSTAVO RODRIGUES CUNHA – Docente

 

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