Mestrando(a):  ADRIANA ROSÁRIA FREITAS SOUZA

Orientador(a): Prof. Dr. Luiz Carlos Honório

Este estudo tem por objetivo principal descrever e analisar as vivências de prazer e sofrimento percebidas por professores que atuam em três níveis de ensino (básico, técnico e superior) no Instituto Federal Minas Gerais (IFMG) – câmpus Congonhas. Tem como base os referenciais teóricos da psicodinâmica do trabalho e o Inventário sobre Trabalho e Riscos de Adoecimento. Para tanto, realizou-se um estudo de caso, com base em uma pesquisa descritiva, a partir de uma abordagem qualitativa adaptada de um roteiro um semiestruturado de entrevista do modelo sugerido.  A pesquisa contou a participação de 12 docentes do câmpus Congonhas, sendo 4 de cada nível de ensino (básico, técnico e superior), como previamente definido. Das cinco categorias pesquisadas emergiram várias outras subcategorias, que foram analisadas individualmente. Na dimensão contexto do trabalho, das categorias organização do trabalho, condições do trabalho e relações socioprofissionais emergiram as seguintes subcategorias: tempo para execução de atividades, ritmo de trabalho, fiscalização e cobrança por resultados, planejamento do trabalho, ambiente de trabalho, condições de trabalho e relacionamento com os pares, a direção e os alunos. Sobre a dimensão custos do trabalho, são suas categorias e subcategorias: custo físico, que inclui uso da voz, uso de membros inferiores e esforço visual; custo cognitivo, com os desafios intelectuais decorrentes do trabalho e situações imprevistas; e o custo afetivo, que abrange expressão de sentimentos e atitudes no trabalho. Sobre os sentidos do trabalho, na categoria vivências de prazer foram identificadas as subcategorias: identificação com a atividade docente, qualidade do trabalho, orgulho em relação ao trabalho, sentimento de reconhecimento e valorização em relação ao trabalho e expressão de opiniões no trabalho. Já na categoria vivências de sofrimento emergiram as subcategorias: esgotamento no trabalho e falta de reconhecimento e valorização da profissão docente na sociedade. Foram analisadas também as estratégias de defesa, combate e enfrentamento ao sofrimento no trabalho. Neste sentido, busca por atividades de lazer, tratamento psicoterápico, diálogo, planejamento das atividades e evitação foram as subcategorias analisadas. Por fim, a dimensão danos do trabalho tem como categorias: danos físicos do trabalho e danos psicossociais, revelando, nesta ordem, as subcategorias: desgaste da voz, dores, estresse e cansaço e relações familiares, participação em eventos sociais, desejo de abandono e perda financeira. As percepções e vivências de prazer sobressaem às de sofrimento. Ambiente institucional, condições de trabalho e relações socioprofissionais são bastante satisfatórias e positivas. As divergências observadas, relacionam-se apenas a tempo e ritmo de trabalho, fatores decorrentes do nível de atuação dos docentes e das atividades exercidas por eles.

Palavras-chaves: Psicodinâmica do trabalho. Trabalho docente. Prazer no trabalho. Sofrimento no trabalho.

BANCA EXAMINADORA:

Prof. Dr. Luiz Carlos Honório

ORIENTADOR (Faculdade Novos Horizontes)

Prof. Dr. Fernando Coutinho Garcia

Faculdade Novos Horizontes

Prof.ª Dr.ª Kely Cesar Martins de Paiva

UFMG

Linha de Pesquisa: RELAÇÕES DE PODER E DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES

Área de concentração: Organização e estratégia

Adriana Rosária Freitas Souza