Mestrando(a): KELLY BATISTA BRAGA LUCAS

Orientador(a): Prof. Dr. Luciano Zille Pereira

O presente estudo buscou analisar a percepção dos gestores estratégicos sobre como está estruturada a função dos recursos humanos nas prefeituras que compõem a Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paranaíba (AMAPAR), de acordo com o modelo dos estágios de evolução das políticas públicas de Martins (2008). Para alcançar o objetivo proposto, desenvolveu-se um estudo descritivo com abordagem qualitativa. A pesquisa foi caracterizada como estudo de caso, sendo que este estudo utilizou casos múltiplos. A unidade de análise foram as prefeituras filiadas à AMAPAR, totalizando-se 10 prefeituras dos municípios localizados no Alto Paranaíba e Noroeste de Minas. Os municípios pesquisados foram Carmo do Paranaíba, Guimarânia, Lagamar, Patos de Minas, Patrocínio, Presidente Olegário, Rio Paranaíba, São Gonçalo do Abaeté, São Gotardo e Serra do Salitre. Os sujeitos pesquisados foram os servidores da área de recursos humanos, os secretários municipais responsáveis pela função de recursos humanos da prefeitura e os prefeitos. Os procedimentos de coleta de dados foram efetuados por meio de entrevistas. Depois de coletados os dados, os mesmos foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Como resultado, observou-se que há uma predominância das Secretarias de Administração, Saúde e Educação em todas as prefeituras estudadas. Verificou-se, também, que não há uma secretaria específica de Recursos Humanos em nenhuma das prefeituras objeto do estudo. Ao realizar a análise comparativa do estágio de evolução das políticas de gestão de pessoas em relação aos municípios pesquisados, observou-se que algumas prefeituras encontram-se no estágio 1, que direciona para atividades como gestão da folha de pagamento e do cadastro de pessoal com ênfase em depuração e informações básicas, como é o caso das prefeituras de Lagamar, Presidente Olegário, Rio Paranaíba e Serra do Salitre. Outras prefeituras encontram-se em transição do Estágio 1 para o Estágio 2,que abrange atividades como recrutamento (concursos),  incentivos (benefícios e remuneração), capacitação, implantação de escolas de governo e avaliação de desempenho (atitudes e habilidades) como é o caso das prefeituras de Carmo do Paranaíba, Guimarânia, Patos de Minas, São Gonçalo do Abaeté e São Gotardo. Apenas a prefeitura de Patrocínio encontra-se no Estágio 2. Conclui-se ser relevante que essas instituições possam priorizar práticas evolutivas de Recursos Humanos, voltadas para estágios mais avançados, com objetivo de tornarem-se mais preparadas para atenderam às demandas da sociedade. Para tal, os gestores públicos devem entender a importância de se criar um órgão específico de Recursos Humanos, de maneira a concentrar políticas que possam aperfeiçoar os processos de gestão de pessoas nas administrações municipais, como também propiciar maior valorização aos servidores, para que possam atender às demandas e expectativas da sociedade de forma mais eficaz.

BANCA EXAMINADORA:

Prof. Dr. Luciano Zille Pereira

ORIENTADOR (Faculdade Novos Horizontes)

Prof.ª Drª Talita Ribeiro da Luz

Faculdade Novos Horizontes

Prof.ª Dr.ª Iris Barbosa Goulart

UNA

Linha de Pesquisa: RELAÇÕES DE PODER E DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES

Área de concentração: Organização e estratégia

Baixar arquivo: KELLY BATISTA BRAGA