Mestrando(a): MARIANA CRISTINA SILVA

Orientador(a): Prof. Dr. Luiz Carlos Honório

Professores, nos dia de hoje, estão mais submetidos a vários estressores no contexto de trabalho que, se insistentes, podem levar à síndrome de burnout, fenômeno este composto por três dimensões: exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional, tendo em vista as perspectivas teórico-empíricas de Maslach, Schaufeli e Leiter (2001). Tem por objetivo o presente estudo analisar aspectos pertinentes às dimensões da síndrome de burnout em professores de uma escola pública de Contagem – MG. Foram entrevistados 10 professores de Ensino Fundamental. A pesquisa é descritiva, de abordagem qualitativa, recorrendo ao estudo de caso como método. Os instrumentos utilizados foram: pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. No primeiro momento, foi realizado um levantamento documental, cujo objetivo foi contextualizar a escola na qual os professores trabalham e levantar outras informações que possibilitaram a caracterização do papel ocupado pelos docentes. Já no que diz respeito à síndrome, adaptou-se o Maslach Burnout Inventory a um roteiro mais amplo de questões, que permitiram aos entrevistados falar livremente de sua vida pessoal e profissional. Os dados foram tratados utilizando-se como base a Análise de Conteúdo. A partir do tratamento dos dados coletados, emergiram subcategorias relacionadas ao contexto de trabalho (organização do trabalho, condições do trabalho e relações socioprofissionais) e à síndrome de burnout (exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional). As subcategorias associadas à categoria organização do trabalho em ordem de importância e frequência foram: sobrecarga de trabalho, falta de suporte institucional e perfil do novo aluno. Quanto à categoria condições do trabalho, as subcategorias emergidas foram: boas condições da estrutura física, disponibilidade dos instrumentos de trabalho e local de risco. Já para a categoria relações profissionais, destacaram: livre comunicação com os supervisores, deterioração das relações com colegas de trabalho e ciúmes entre os colegas de trabalho. Já para a síndrome de burnout, no que se refere à categoria exaustão emocional, as subcategorias observadas foram: desgaste físico e mental, desejo de abandono da profissão e respostas a situações cotidianas. Para a categoria despersonalização, as subcategorias apontadas pelos entrevistados foram: mau comportamento dos alunos, desmotivação dos professores e falta de reconhecimento da profissão. Quanto à categoria baixa realização profissional, foram constatadas as subcategorias: autoestima baixa e falta de apoio familiar do discente. Os resultados revelaram o predomínio das três dimensões de burnout na percepção dos docentes entrevistados, apontando para um risco da síndrome de burnout na instituição pesquisada. Quanto à adoção de possíveis intervenções no ambiente interno, os resultados apontam para a necessidade de: apoio psicológico, apoio da instituição, grupos de discussões com o intuito de desenvolver estratégias de enfrentamento da síndrome, entre outros. Já para o ambiente externo da escola, observou-se a necessidade de estratégias, como: apoio familiar do docente, propostas de formação pessoal do docente possibilitando identificar suas dificuldades e facilidades que podem contribuir para aprimorar as relações de apoio aos docentes e evitar o desenvolvimento da síndrome de burnout e o enfrentamento para aqueles já acometidos pela síndrome.

BANCA EXAMINADORA:

Prof. Dr. Luiz Carlos Honório

ORIENTADOR (Faculdade Novos Horizontes)

Prof. Luciano Zille Pereira

Faculdade Novos Horizontes

Prof. Dr. Antônio Luiz Marques

UFMG

Linha de Pesquisa: RELAÇÕES DE PODER E DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES.

Área de concentração: Organização e estratégia

BAIXAR ARQUIVO