Título:  RISCO DE ADOECIMENTO MENTAL À LUZ DA PSICODINÂMICA DO TRABALHO: estudo com motoristas por aplicativos

Autor:  Janaina Martins dos Reis

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  25/01/2021

RESUMO: Este estudo teve como objetivo analisar as manifestações relacionadas ao risco de adoecimento mental de motoristas que atuam no transporte individual por aplicativo na região metropolitana da cidade Belo Horizonte/MG. Para alcançar o objetivo proposto, buscou-se analisar e descrever o contexto do trabalho, o custo humano no trabalho, as vivências de prazer e sofrimento, os danos relacionados ao trabalho e as estratégias de defesa utilizadas pelos motoristas no desenvolvimento de suas atividades. A base teórica da pesquisa centrou-se na Psicodinâmica do Trabalho e em termos metodológicos, foi de caráter descritivo com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada no período de 01 de novembro de 2019 a 29 de fevereiro de 2020 em um grupo de 129 motoristas que se comunicam via WhatsApp. O tratamento dos dados foi realizado por meio da técnica de análise de conteúdo, com auxílio do software de análise qualitativa Maxqda 2020. As dimensões e categorias temáticas foram definidas a priori, as quais são inerentes ao Inventário de Risco de Adoecimento no Trabalho (ITRA), desenvolvido por Mendes e Ferreira (2007), sendo acrescentado a esta pesquisa a dimensão “Estratégias de defesa no trabalho”, proposta por Zille (2005). Os resultados indicaram que, no contexto do trabalho, a avaliação de desempenho, a manipulação da tarifa dinâmica, o aceite às cegas de corridas sem a visibilidade do destino e as promoções realizadas pelas empresas são eficientes mecanismos de controle do coletivo do trabalho, no qual o gerenciamento automatizado favorece a manipulação a favor das empresas. Observou-se que os custos cognitivo e afetivo desta profissão tem relação direta com os conflitos com os passageiros e com episódios relacionados a assaltos, os quais causam instabilidade emocional aos motoristas, contribuindo para evidenciar danos psicológicos e sociais, dando origem a impaciência, irritação e agressividade, que em alguns casos, provocam desequilíbrio emocional preocupante nos motoristas. O custo físico, destaca-se o desgaste pelas longas jornadas de trabalho que causam cansaço e sono, para as quais o uso do ‘Rebite’ (anfetamina) foi à solução encontrada por quatro dos sujeitos investigados.   A vivência predominante foi a de sofrimento, permeada por indignação, frustração, injustiça, medo e insegurança com evidências de que tais situações fomentam a precarização do trabalho. As estratégias de defesa individuais são criativas e algumas arriscadas, na ênfase de alcançar as tarifas dinâmicas e cumprir mentas de desempenho, os motoristas   arriscam a saúde física e mental. Nas estratégias coletivas, o limite de cancelamento de corridas é utilizado para desviar de situações que possam causar prejuízos financeiros e afastar o motorista das áreas consideradas de risco. Quanto a participação no grupo, esta permite que o motorista compartilhar informações e relatar situações traumatizantes e constrangedoras. Observou-se que os motoristas não agem ou pensam como trabalhadores autônomos, eles estão limitados às exigências das empresas e à vigilância constante por meio do aplicativo, o que impede sua autonomia e liberdade. No geral, a saúde mental no trabalho pode estar comprometida pelo evidente esgotamento mental destes profissionais.

Palavras-chaves: Psicodinâmica do trabalho. Motoristas por aplicativo. Riscos de adoecimento mental. Vivências de prazer e sofrimento no trabalho.

 

ABSTRACT: This study aimed to analyze the manifestations related to the risk of mental illness of drivers who work in individual transport by application in the metropolitan region of the city Belo Horizonte / MG. To achieve the proposed objective, we sought to analyze and describe the context of the work, the human cost at work, the experiences of pleasure and suffering, the damage related to work and the defense strategies used by drivers in the development of their activities. The theoretical basis of the research focused on Psychodynamics at Work and in methodological terms, it was descriptive with a qualitative approach. Data collection was carried out from November 1, 2019 to February 29, 2020 in a group of 129 drivers who communicate via WhatsApp. Data processing was carried out using the content analysis technique, with the aid of the qualitative analysis software Maxqda 2020. The dimensions and thematic categories were defined a priori, which are inherent to the Risk of Illness at Work Inventory (ITRA) , developed by Mendes and Ferreira (2007), the dimension “Defense strategies at work”, proposed by Zille (2005), was added to this research. The results indicated that, in the context of the work, the performance evaluation, the manipulation of the dynamic fare, the blind acceptance of races without the visibility of the destination and the promotions carried out by the companies are efficient mechanisms of control of the collective of work, in which automated management favors manipulation in favor of companies. It was observed that the cognitive and affective costs of this profession are directly related to conflicts with passengers and episodes related to robberies, which cause emotional instability to drivers, contributing to evidence psychological and social damage, giving rise to impatience, irritation and aggressiveness, which, in some cases, cause worrying emotional imbalance in drivers. As a physical cost, we highlight the wear and tear due to long working hours that cause tiredness and sleep, for which the use of ‘Rivet’ (amphetamine) was the solution found by four of the investigated subjects. The predominant experience was that of suffering, permeated by indignation, frustration, injustice, fear and insecurity with evidence that such situations promote precarious work. Individual defense strategies are creative and some are risky, in the emphasis on achieving dynamic tariffs and meeting performance guidelines, drivers risk physical and mental health. In collective strategies, the race cancellation limit is used to avoid situations that may cause financial losses and keep the driver away from areas considered to be at risk. As for participation in the group, this allows the driver to share information and report traumatic and embarrassing situations. It was observed that drivers do not act or think as self-employed workers, they are limited to the demands of companies and constant surveillance through the application, which prevents their autonomy and freedom. In general, mental health at work may be compromised by the evident mental exhaustion of these professionals.

Keywords: Psychodynamics of work. Drivers by application. Risks of mental illness. Experiences of pleasure and suffering at work.

RESUMEM: Este estudio tuvo como objetivo analizar las manifestaciones relacionadas con el riesgo de enfermedad mental de los conductores que laboran en el transporte individual por aplicación en la región metropolitana de la ciudad de Belo Horizonte / MG. Para lograr el objetivo propuesto, se buscó analizar y describir el contexto del trabajo, el costo humano en el trabajo, las experiencias de placer y sufrimiento, el daño relacionado con el trabajo y las estrategias de defensa utilizadas por los conductores en el desarrollo de sus actividades. La base teórica de la investigación se centró en la Psicodinámica en el Trabajo y en términos metodológicos fue descriptiva con un enfoque cualitativo. La recolección de datos se realizó del 1 de noviembre de 2019 al 29 de febrero de 2020 en un grupo de 129 conductores que se comunican vía WhatsApp. El procesamiento de los datos se realizó mediante la técnica de análisis de contenido, con la ayuda del software de análisis cualitativo Maxqda 2020. Se definieron a priori las dimensiones y categorías temáticas, inherentes al Inventario de Riesgo de Enfermedad en el Trabajo (ITRA), desarrollado por Mendes y Ferreira (2007), se agregó a esta investigación la dimensión “Estrategias de defensa en acción”, propuesta por Zille (2005). Los resultados indicaron que, en el contexto del trabajo, la evaluación del desempeño, la manipulación de la tarifa dinámica, la aceptación ciega de carreras sin la visibilidad del destino y las promociones realizadas por las empresas son mecanismos eficientes de control del colectivo. del trabajo, en el que la gestión automatizada favorece la manipulación a favor de las empresas. Se observó que los costos cognitivos y afectivos de esta profesión están directamente relacionados con conflictos con pasajeros y episodios relacionados con robos, que provocan inestabilidad emocional a los conductores, contribuyendo a evidenciar daño psicológico y social, dando lugar a impaciencia, irritación y agresividad, que, en algunos casos, provocan un preocupante desequilibrio emocional en los conductores. Como coste físico, destacamos el desgaste por largas jornadas laborales que provocan cansancio y sueño, por lo que el uso de ‘Rivet’ (anfetamina) fue la solución encontrada por cuatro de los sujetos investigados. La experiencia predominante fue la del sufrimiento, impregnado de indignación, frustración, injusticia, miedo e inseguridad con evidencia de que tales situaciones promueven el trabajo precario. Las estrategias de defensa individual son creativas y algunas arriesgadas, en el énfasis en lograr tarifas dinámicas y cumplir con las pautas de desempeño, los conductores ponen en riesgo la salud física y mental. En las estrategias colectivas, el límite de cancelación de carrera se utiliza para evitar situaciones que puedan causar pérdidas económicas y mantener al conductor alejado de las áreas consideradas de riesgo. En cuanto a la participación en el grupo, esto permite al conductor compartir información y reportar situaciones traumáticas y embarazosas. Se observó que los conductores no actúan ni piensan como autónomos, se limitan a las demandas de las empresas y la vigilancia constante a través de la aplicación, lo que impide su autonomía y libertad. En general, la salud mental en el trabajo puede verse comprometida por el evidente agotamiento mental de estos profesionales.

Palabras clave: Psicodinámica del trabajo. Conductores por aplicación. Riesgos de enfermedad mental. Experiencias de placer y sufrimiento en el trabajo.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de poder e Dinâmica das organizações.

Problema de Pesquisa: “Como ocorrem as manifestações relacionadas ao risco de adoecimento mental à luz da psicodinâmica do trabalho, em motoristas de transporte individual por aplicativos?”

 

 Banca Examinadora

Prof. Dr. Luciano Zille Pereira – Orientador

Prof.ª Dr.ª Helena Belintani Shigaki – Docente

Prof. Dr. Daniel Jardim Pardini – Participante Externo

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