Título: PRÁTICA DE CONTROLE INTERNO NOS ALMOXARIFADOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO FEDERAL

Autor:  Flávio Magno Moreira Pinto

Data da Defesa:  15/02/2019

RESUMO: Este estudo tem como objetivo geral identificar e descrever as práticas de controle interno em uma instituição de ensino federal do Estado de Minas Gerais. A gestão pública no cenário brasileiro vem, desde a década de 1990, passando por uma um processo eficiente, da maximização da qualidade do serviço prestado e da redução de custos. O referencial teórico, para execução da pesquisa, foi elaborado com base nos seguintes temas: modelos de gestão pública, fundamentos de controle interno e as diretrizes de COSO, gerenciamento de estoques, gestão de armazenagem e estoques, gestão de estoques e almoxarifado nas instituições públicas, diretrizes de COSO e ambiente da pesquisa. Foi feita uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, tendo como unidade de análise os almoxarifados dos Departamentos, das Unidades Administrativas e o Almoxarifado Central de uma instituição de ensino superior e os sujeitos da pesquisa os 14 servidores que desenvolvem atividades laborais nessas unidades da instituição definidos para participarem da entrevista. As perguntas da entrevista têm como referência os princípios do modelo adaptado de Imoniana e Nohara (2005): ambiente de controle, atividade de controle e avaliação de riscos, sistemas de informação e de comunicação, procedimentos de controle e monitoramento. Para estudo dos dados, optou-se pela análise de conteúdo. Após analisar as respostas das entrevistas, evidenciou-se que as práticas de controle interno na instituição de ensino não aderem as diretrizes de COSO e há fortes indícios de que a universidade está à mercê de erros, fraudes e, ou, desvios durante a execução de suas atividades dentro de seus almoxarifados.

Palavras-chave: Práticas de Controle Interno, COSO, Almoxarifado, Instituição Federal de Ensino Superior, Gerenciamento de estoques.

ABSTRACT: The objective of this study was to describe study in  internal control practices in a department of a federal education institution in the State of Minas Gerais. Public management in the Brazilian scenario, since the 1990, has undergone an efficient process of maximizing the quality of service provided and reducing costs. The theoretical framework for the execution of the research was elaborated based on the following themes: public management models, internal control fundamentals and COSO guidelines, inventory management, storage and inventory management, stock management and warehouse management in public institutions, looking for guidelines and research environment. A descriptive research with a qualitative approach was carried out, having as unit of analysis the department stores, the Administrative Units and the Central Warehouse of a higher education institution and the subjects of the survey the 14 employees that carry out work activities in those units of the institution defined for participate in the interview. The interview questions are based on the principles of the adapted model of Imoniana and Nohara (2005): control environment, control and risk assessment activity, information and communication systems, control and monitoring procedures. To study the data, was opted for content analysis. After analyzing the answers of the interviews, it was evidenced that the internal control practices in the educational institution do not adhere to the COSO guidelines and there are strong indications that the university has a lot of errors, fraud and, or, deviations during the execution of activities within their warehouses.

Keywords: Internal Control Practices, COSO, Warehouse, Federal Institution of Higher Education, Inventory management

Área de Concentração: Organização e Estratégia

Linha de Pesquisa: Estratégia, Gestão da Inovação e Desempenho.

Problema de Pesquisa: “Quais são as práticas de controle interno nos almoxarifados em uma instituição de ensino federal?

Orientador: Prof. Dr. Wendel Alex Castro Silva

Prof. Dr. Marco Aurélio Ramos  – Docente