Título: O CONSUMO DE LUXO NO MERCADO DE ROUPAS FEMININAS: um estudo do comportamento de consumo de mulheres das classes A1 e A2 na cidade de Belo Horizonte

 

Autor:  Klaus Daniel Cotti Ulrich

 

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

 

Data da Defesa:  26/02/2010

Resumo: Esta dissertação teve por objetivo analisar de que forma se configura o consumo de roupas femininas de grife, por mulheres pertencentes às classes A1 e A2, em Belo Horizonte. Para a execução deste trabalho utilizou-se de pesquisa qualitativa do tipo exploratória, a coleta de dados foi por meio de entrevistas em profundidade, com mulheres pertencentes às classes sociais citadas.  Para análise dos dados foi utilizada a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo ─ DSC. De maneira geral, foram identificados discursos comuns e divergentes entre as entrevistadas e, também, entre as classes sociais diferentes. As principais marcas internacionais identificadas foram: Calvin Klein, Dolce & Gabbana, Guess, Lacoste, Levis, Valentino, Viviane Westwood, Yes Saint Laurent.  As nacionais, com predominância das mineiras de luxo, que são: Alphorria, Bob Stok, Brasil em gotas, Chiclete com Guaraná, Colcci, DTA.  Ellus, Fórum, Graça Otoni, Gregory, Harney, Mabel Magalhães, Patachou,Viváz. Os principais resultados que cumpriram plenamente os objetivos da pesquisa. Em síntese as marcas de preferência das entrevistadas não apresentaram, influências de profissão, renda, faixa etária, cultura e estilo de vida, sobre a escolha e o uso de marcas de roupas de luxo. Para os atributos de escolha de uma roupa de luxo, o conteúdo predominante foi qualidade, exclusividade e design. Os fatores influenciadores para o consumo de roupas de grife foram: gosto pessoal, estilo da marca, exclusividade da roupa, preço compatível, estética da roupa, localização das lojas e necessidades sociais. Sobre a busca de informações sobre as roupas de grife são através de revistas especializadas, cinema, Internet, televisão (novelas), as lojas e suas respectivas vitrines. As entrevistadas identificam as diferenças entre grifes para os diversos usos das roupas. Observou-se também que o descarte das roupas de luxo é preferencialmente, por meio de doação.

 

 

Palavras – chave: consumo de roupas femininas de luxo, comportamento do consumidor, grifes, discurso do sujeito coletivo.

 

 

 

ABSTRACT: The objective of this research is to analyze how the consumption of designer label clothing occurs among women of classes A1 and A2 in Belo Horizonte (Minas Gerais). In order to acquire the necessary data for this project qualitative and exploratory research were carried out through interviews with women belonging to the fore mentioned social classes. Data analysis was accomplished through the Discourse of the Collective Subject technique – DCS.  Overall, common and divergent discourses were identified amongst the interviewees, also between the different social classes. The main international labels identified were: Calvin Klein, Dolce & Gabbana, Guess, Lacoste, Levis, Valentino, Viviane Westwood, Yves Saint Laurent. The national labels, with a predominance of luxury labels from Minas Gerais, were: Alphorria, Bob Stok, Brasil em gotas, Chiclete com Guaraná, Colcci, DTA. Ellus, Fórum, Graça Otoni, Gregory, Harney, Mabel Magalhães, Patachou, Viváz. The main results were fully compliant with the objectives of the research. In short, the choice and use of designer label clothing and the labels preferred by the interviewees were not influenced by profession, income, age, culture, or lifestyle. The choice of a luxury garment was attributed predominantly to quality, exclusivity, and design. The influencing factors for the consumption of luxury clothing were: personal taste, label style, exclusivity of garment, compatible price, clothes aesthetic, location of shops, and social necessity. Information on designer labels is searched and achieved through specialized publications, cinema, Internet, television (soap-operas), the shops, and the shop windows. The interviewees identified the differences between labels and the several uses of the clothes. I also observed that the preferred manner of disposing of these luxury garments was through donations.

 

Key words: Consumption of luxurious women’s clothing. Consumer behavior.

Designer labels. Discourse of the collective subject

 

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Problema de Pesquisa: “De que forma se configura o consumo de roupas femininas de luxo por mulheres pertencentes às classes A1 e A2 em Belo Horizonte?

 

 

Banca Examinadora

Orientador: Profª Drª Ester Eliane Jeunon

 

Profª Drª Cristiana Fernandes De Muylder – Docente

 

Prof Dr Mauro Calixta Tavares – Participante Externo

 

 

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