Autor:  ADRIANO SÉRGIO RODRIGUES

Data da Defesa:  15/02/2017

Resumo: A gestão das finanças envolve o gerenciamento e o rastreamento das receitas e dos gastos, atividades que são influenciadas por características distintas dos consumidores.  O controle daquilo que se ganha e do que se gasta é fundamental para o equilíbrio financeiro. Esta dissertação teve por objetivo descrever e analisar o comportamento que os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Ouro Preto têm sobre a gestão das finanças pessoais. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando-se o método estudo de caso. A coleta de dados contemplou 22 entrevistas semiestruturadas com o público pesquisado. Com relação aos principais resultados, observou-se, no que tange ao controle financeiro, que os entrevistados não conhecem com exatidão seus gastos mensais. No entanto, consideram que a renda recebida é suficiente para cobrir esses gastos e apontaram o controle financeiro como principal motivo para que a renda cubra as despesas. Quanto ao planejamento financeiro, os indivíduos com melhor gerenciamento de suas receitas e despesas revelaram condições mais favoráveis para evitar situações de inadimplência. Estas decorrem principalmente de eventos inesperados, na maioria das vezes relacionadas a questões de saúde, especialmente quando os indivíduos não têm reservas. Com relação a financiamento e empréstimo, identificou-se que as exigências são facilitadas para servidores públicos, pois as taxas de juros são mais baixas, o desconto é feito na folha de pagamento e a estabilidade no emprego é um diferencial a mais. Observou-se, ainda, que as compras à vista são destinadas a produtos de menor valor, pois não conseguem economizar para comprar produtos de maior valor sem financiamento. Quanto à influência dos grupos de referência, constatou-se bom controle das finanças por parte das pessoas do convívio social dos entrevistados. Para os entrevistados, o dinheiro está estreitamente relacionado à felicidade, pois possibilita o acesso a aspectos como: passeios, viagens, gastronomia, conforto e bens materiais.

Palavras-chave: Finanças pessoais. Comportamento financeiro. Investimento. Financiamento. Inadimplência.

Abstract: Financial management involves the management and tracking of revenues and expenditures, activities that are influenced by different characteristics of consumers. The control of what is earned and what is spent is fundamental to financial equilibrium. This dissertation aimed to describe and analyze the behavior that the technical-administrative servers of the Federal University of Ouro Preto have on the management of personal finances. It is a descriptive research, with a qualitative approach, using the case study method. Data collection included 22 semi-structured interviews with the public surveyed. With regard to the main results, it was observed, with regard to financial control, that the interviewees do not know exactly their monthly expenses. However, they consider that the income received is sufficient to cover these expenses and pointed to financial control as the main reason for the income to cover expenses. As for financial planning, individuals with better management of their revenues and expenses revealed more favorable conditions to avoid default situations. These stem mainly from unexpected events, most often related to health issues, especially when individuals have no reservations. With regard to financing and loans, it has been identified that the requirements are made easier for public servants, since interest rates are lower, the payroll discount is made and employment stability is an additional differential. It was also observed that cash purchases are intended for products of lower value, since they can not save money to buy higher value products without financing. As for the influence of the reference groups, it was verified good control of the finances by the people of the social interaction of the interviewees. For those interviewed, money is closely related to happiness, since it allows access to aspects such as: walks, travel, gastronomy, comfort and material goods.

Key words: Personal finances. Financial behavior. Investment. Financing. Defaults

Área de Concentração: Organização e Estratégia.

Linha de Pesquisa: ESTRATÉGIA,  INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE.

Problema de Pesquisa: “Que fatores são considerados no comportamento de investimento e financiamento do servidores públicos federais?”

Orientador: Prof. Dr. Gustavo Rodrigues da Cunha

Prof. Dr. Reynaldo Maia Muniz – Docente