Autor:  Enivalda Alves de Freitas Ribeiro

Data da Defesa:  11/08/2017

Resumo: Nas instituições hospitalares, a administração de medicamentos envolve uma equipe, que é, por natureza, multidisciplinar, nas diversas etapas do processo de medicação. Precisam manusear inúmeros medicamentos, estando, portanto, diariamente expostos aos riscos de ocorrência de eventos adversos, ainda que a intenção seja executar um serviço de qualidade e que não gere danos ao paciente. Esta dissertação teve por objetivo Identificar e analisar a percepção de profissionais de enfermagem sobre as possíveis causas de eventos adversos relacionados a medicamentos na área de pediatria de uma organização hospitalar pública no estado de Minas Gerais. Realizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando-se o método de estudo de casos. A coleta de dados contemplou 7 entrevistas semiestruturadas realizadas com enfermeiros e 13 com técnicos de enfermagem do hospital pesquisado. Foram realizados também 3 estudos de casos. Com relação aos principais resultados, observou-se que qualquer evento adverso com medicamentos ocorre quando um medicamento para determinada finalidade é administrado de forma incorreta, considerando-se a dosagem e as vias de administração, levando o paciente a complicações em seu quadro clínico. A melhor administração com relação à organização e à sinalização dos medicamentos foi percebida como um fator relevante para a não ocorrência de eventos. Com relação a notificação apurou-se que esta se faz necessária em todos os casos, tendo em vista a prevenção de outros eventos. Quanto à gestão organizacional, encontrou-se que esta pode estar relacionada a eventos adversos no que tange à escala de trabalho e à capacitação dos profissionais. Com relação ao trabalho em equipe, de modo geral a relação entre enfermeiros e técnicos acontece de forma harmoniosa e profissional. No que tange à análise dos relatos de caso, foi possível evidenciar com relação às causas dos acidentes que, todos os casos pesquisados possuem, além de falhas humanas e técnicas, questões vinculadas à esfera organizacional, que necessitam de melhor avaliação. Torna-se, portanto, necessário retornar à época em que decisões importantes foram tomadas, tais como, quantidade de atendentes, escala, tipo e frequência de treinamento, dentre outros, para avaliar as possíveis causas do acidente.

Palavras-chave: Evento adverso. Medicamento. Pediatria. Organização hospitalar.

Abstract: In hospital institutions the administration of medication involves a team, which is by nature multidisciplinary, in the various stages of the medication process. They need to handle numerous medications and are therefore daily exposed to the risks of adverse events even though the intention is to perform a quality service that does not cause harm to the patient. This dissertation aimed to describe and analyze the perception of nursing technicians and nurses about the possible causes of adverse drug – related events in the pediatrics area of a public hospital organization in the state of Minas Gerais. In order to meet the objective of this study, a descriptive research was carried out, with a qualitative approach, using the case study method. Data collection included 7 semistructured interviews with nurses and 13 semistructured interviews with nursing technicians from the hospital. Data were analyzed using the content analysis technique. Regarding the main results, it was observed that the adverse drug event occurs when a medication for a given purpose is administered incorrectly, considering the dosage and routes of administration, leading the patient to clinical complications. The best administration regarding the organization and signaling of medications was perceived as a relevant factor for the non-occurrence of the events. With regard to notification is necessary in all cases, with a view to preventing other events. With regard to errors with medication in children, it was possible to identify that in the pediatric unit precision of the calculations for fractionation of the doses taking into account age, weight and volume is necessary. Regarding organizational management, this may be related to adverse events, regarding the scale of work and training of professionals. With regard to teamwork, in general, the relationship between nurses and technicians happens in a harmonious and professional way. With regard to the analysis of the case reports, it was possible to evidence with regard to the causes of the accidents that, in all the cases studied, have, besides human and technical failures, organizational issues that need better evaluation. It is therefore necessary to return to the time when important decisions were taken, such as the number of attendants, the scale, type and frequency of training, among others, to evaluate the possible causes of the accident.

Keywords: Adverse event. Medication. Pediatrics. Hospital organization.

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinamica das Organizações

Problema de Pesquisa: “Como profissionais de enfermagem da pediatria percebem as possíveis causas de eventos adversos com medicamentos?

Orientador: Profª Drª Maria Elizabeth Antunes Lima

Prof. Dr. Luciano Zille Pereira – Docente