Título: COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DE ENFERMEIROS: um estudo em um hospital filantrópico mineiro

 

Autor:  Welinton Jesus Santos Junior

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  04/08/2011

RESUMO: Diante do cenário da saúde no Brasil, em especial dos hospitais, da importância do profissional de enfermagem nessas organizações e das dificuldades envolvidas no processo de gestão de competências – que inclui diversos atores: próprio sujeito, organização, instituições de ensino, Estado –, o objetivo da pesquisa foi analisar como se configuram e são geridas as competências profissionais de enfermeiros de um hospital filantrópico, localizado em Diamantina (MG), na percepção deles próprios e de outros membros da equipe de enfermagem. A pesquisa de campo foi caracterizada como descritiva, com abordagem qualitativa, nos moldes de um estudo de caso. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas, que incluíram a aplicação de uma técnica projetiva de associação de figuras, o que configurou uma triangulação intramétodo. Foram entrevistados 5 enfermeiros e 10 membros da equipe de enfermagem do hospital (dois auxiliares e oito técnicos), o que configurou uma triangulação de dados. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo. A pesquisa foi realizada após aprovação do projeto em dois Comitês de Ética em Pesquisa e da autorização da direção do hospital abordado. As competências profissionais identificadas como requeridas do enfermeiro foram semelhantes entre os dois grupos investigados, tendo sido listados o conhecimento teórico e técnico atualizado e o trabalho em equipe. Para apresentarem tais competências, eles indicaram como necessária a experiência diária, principalmente voltada para o lidar com pessoas. No entanto, as competências observadas no cotidiano dos enfermeiros relacionam-se à realização de procedimentos e à coordenação da equipe, denotando maior preocupação com aspectos assistenciais do que com gerenciais, os quais são típicos da profissão no contexto abordado. Segundo eles, a gestão de competências é realizada prioritariamente pelo próprio enfermeiro, principalmente por meio de cursos de atualização e pelo exercício prático da função dentro do hospital, indicando o caráter individualizado dessa gestão. Como aspectos dificultadores, foram apontadas a falta de cursos e a de infraestrutura da organização, implicando fragilidade institucional no processo, sendo esta potencializada em virtude da tímida participação do conselho profissional e dos sindicatos, percebidos pela maioria como atores omissos no referido processo. Tanto enfermeiros como membros de suas equipes dentro do hospital enfatizam as faces cognitiva, funcional, comportamental ética e política no exercício competente das atividades dos primeiros, tendo eles muitas dificuldades na gestão de suas competências, a qual se realiza de modo solitário e descolado da prática multidisciplinar característica de seu trabalho. Diante dos dados e das limitações de ter-se abordado apenas um hospital, sugere-se ampliar a pesquisa para outras unidades de saúde, públicas e privadas, de modo a avançar no campo de pesquisa e contribuir para a gestão de competências dos profissionais enfermeiros nas suas diversas frentes de trabalho.

 

Palavras-chave: Competência profissional; Gestão da competência; Enfermeiro; Hospital; Triangulação.

ABSTRACT: Against the backdrop of health in Brazil, especially in hospitals, the importance of nursing in these organizations and the difficulties involved in management of competences – which includes several actors, like the subject, organization, educational institutions, state – the purpose of the study was to analyze how professional competences of nurses was configured and managed in a charity hospital, located in Diamantina (MG), the perception of themselves and of other members of the nursing team. The case study was characterized as descriptive, with qualitative approach. Data collection was done through interviews, which included the application of a projective technique of association figures (methodological triangulation). Ten nurses and five nursing staff members of the hospital (eight assistants and two technicians) was interviewed (data triangulation). The data collected were subjected to content analysis. The research was conducted after the approval of the project in two Committees of Ethics and Research and the authorization of the hospital board. The competences of nurses identified as required were similar between the two groups investigated, and theoretical and technical knowledge and the teamwork has been pointed. To manage their competences, they indicated as necessary daily experience, principally focused on dealing with people. However, the competences of nurses daily observed relate to the performance of procedures and the coordination team, showing increased concern about health care issues than with management, which are typically addressed in the context of the profession. According to them, management of competences is carried out primarily by the nurse, mainly through refresher courses and practical exercise of the function within the hospital, indicating the individualized nature of that management. Hindering aspects were identified: the lack of courses and infrastructure of the organization, implying institutional weakness in the process, which is enhanced because of the timid participation of professional advice and unions, perceived as missing actors in that case. Both nurses and members of their teams within the hospital emphasize the cognitive, functional, behavioral, ethical and political faces at competent performance of the exercise of the activities of the first ones, but they have many difficulties in management their competences, which takes place in an isolated manner and so detached from the multidisciplinary practice of their work. In view of the data and the limitations of having only discussed the reality on one hospital, it is suggested to expand the search to other health units, public and private, in order to advance the field of research and contribute to the management of competences of nurses in its various fronts.

Keywords: Professional competence, management of competences, nurse, hospital, triangulation.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica nas Organizações

 

Problema de Pesquisa: “Como se apresentam e têm sido gerenciadas as competências de enfermeiros de um hospital filantrópico mineiro?”

 

Banca Examinadora

 

Profª Drª Kely César Martins de Paiva

Profª Drª Aleixina Maria Lopes Andalécio – Docente

Prof. Dr. Daniel Jardim Pardini – Participante Externo

 

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