Título: ADOECIMENTO MENTAL NO TRABALHO: um estudo com
professores de uma escola da rede pública municipal da cidade de
Congonhas/MG

Autor:  Farney Vinicios Pinto Souza

Data da Defesa:  15/02/2018

Resumo: O objetivo deste estudo consistiu em descrever e analisar os aspectos da organização do trabalho de uma escola municipal e associá-los ao adoecimento mental, considerando a trajetória pessoal do professor. Em termos metodológicos, a pesquisa constitui-se em um estudo de caso em uma escola municipal da cidade de Congonhas/MG. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e de abordagem qualitativa. Foram entrevistados 13 professores que atuam na instituição nos Ensinos Fundamental I e II. Foi realizado também o método biográfico proposto por Le Guillant (2006) com uma das docentes entrevistadas que precisou afastar-se do trabalho por adoecimento mental. Foram realizadas visitas in loco e pesquisa de documentos para compreender melhor a organização do trabalho e as condições de trabalho desta profissional. Os dados secundários foram tratados por meio de análise documental, já os dados primários foram tratados com base na técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que a organização do trabalho dos professores apresenta vários fatores com potencial patogênico e estes vêm gerando sofrimento para os professores. As condições de trabalho destes profissionais sinalizam um baixo investimento na educação, o que pode levar a uma precarização do trabalho dos docentes. O relacionamento do docente com os alunos se revela muitas vezes conflituoso e, portanto, dificulta o trabalho deste profissional. A maioria dos professores entrevistados relatou estar vivendo ou já vivenciou problemas de saúde e os mesmos os relacionam ao trabalho; usam ou já utilizaram medicamentos para combater os variados sintomas que relataram sentir, tais como: insônia, dores musculares, dores nos ombros, enxaquecas, fadiga, taquicardia, dores no estômago, tonteiras, alteração no humor, ansiedade, perda de apetite, depressão e sentimentos de frustração. Os professores sinalizaram que o sentido do seu trabalho se perdeu em função da impossibilidade de executarem suas atividades conforme desejam e trazem um sentimento de desvalorização do seu trabalho. Os professores buscam variadas formas para lidarem com as tensões enfrentadas, tais como melhor organização do tempo, atividades físicas, tempo para descansar, encontros sociais e os recursos da fé. Os docentes não acreditam que seja possível exercer este trabalho sem adoecer.

Palavras Chave: Saúde mental. Adoecimento mental. Docentes. Método Biográfico.

Abstract: The objective of this study was to describe and analyze the aspects of the organization of the work of a municipal school and to associate them with mental illness, considering the personal trajectory of the teacher. In methodological terms, the research consisted of a case study at a municipal school in the city of Congonhas, MG. The research is characterized as descriptive and qualitative approach. We interviewed 13 teachers who work at the institution in elementary education I and II. The biographical method proposed by Le Guillant (2006) was also carried out with one of the interviewed teachers who had to move away from activities due to mental illness. On-site visits and document research were carried out to better understand the organization of work and the working conditions of this professional. The secondary data were treated through documentary analysis, while the primary data were treated based on the technique of content analysis. The results show that the organization of teachers’ work presents several factors with pathogenic potential and has been causing suffering for teachers. The working conditions of this professional indicate a low investment in education, which can lead to a precarious work of the teacher. The relationship between the teacher and the students is often conflicting and, therefore, makes the work of this professional difficult. Most teachers interviewed reported that they are living or have experienced health problems and that they relate them to work, they use or have used medication to combat the various symptoms they have reported, such as: insomnia, muscle aches, shoulder pains, migraines, fatigue, tachycardia, upset stomach, dizziness, mood changes, anxiety, loss of appetite, depression and feelings of frustration. The teachers indicated that the meaning of their work was lost due to the impossibility of carrying out their activities as they wish and they bring a feeling of devaluation of their work. Teachers seek varied ways to deal with the tensions they face, such as better organization of time, physical activities, time to rest, social gatherings, and the resources of faith. Teachers do not believe that it is possible to work without becoming ill.

Key words: Mental health. Mental illness. Teachers. Biographical Method..

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinamica das Organizações

Problema de Pesquisa: “Considerando a trajetória pessoal do docente, quais aspectos da organização do trabalho podem contribuir para seu adoecimento mental?

Orientador: Prof. Dr. Maria Elizabeth Maia Muniz

Prof. Dr. Marco Aurélio Ramos – Docente