Título: ACCOUNTABILITY AMBIENTAL DE RESÍDUOS EM UNIVERSIDADES FEDERAIS: análise das políticas de gestão de resíduos químicos

Autor:  Mauro Cesar do Carmo

Data da Defesa:  14/12/2019

RESUMO: Este estudo teve por objetivo geral descrever e analisar como as Universidades Federais brasileiras estão promovendo a accountability, por meio de suas páginas eletrônicas, em relação aos resíduos químicos. Para a realização da pesquisa, o referencial teórico foi construído sobre as temáticas da Administração Pública e da accountability. Os resultados foram obtidos por meio de pesquisa descritiva de abordagem qualitativa e quantitativa. Para a elaboração do instrumento de avaliação e identificação dos itens de observações, recorreu-se à abordagem qualitativa, aplicando-se técnica de simples inferência. Posteriormente, utilizou-se de uma abordagem quantitativa no propósito de mensurar o nível de transparência das páginas eletrônicas, avaliando as dimensões e características na promoção da accountability. Para a coleta dos dados, adotou-se como técnica a observação direta nas páginas eletrônicas. As observações foram orientadas por meio de roteiro de navegação e os dados foram registrados em um protocolo de observações. Com o propósito de atingir os objetivos específicos, os resultados foram analisados sob as perspectivas das três dimensões da accountability – burocrática, gerencial e democrática, a partir do nível de três atributos de transparência – a publicidade, a utilidade e a compreensibilidade. Constatou-se pela evidência empírica coletada, que as páginas eletrônicas das 68 Universidades Federais brasileiras possuem baixa capacidade de promover a construção da accountability sob a perspectiva das dimensões avaliadas. Conclui-se, portanto, que as páginas eletrônicas das Universidades Federais estão estruturadas muito mais para satisfazer as exigências mínimas legais e em promover a imagem institucional do que promover a construção da accountability.

Palavras-chaves: Accountability. Administração Pública. Universidades Federais. Resíduos químicos.

ABSTRACT: The purpose of this study was to describe and analyze how Brazilian Federal Universities are promoting accountability, through their electronic pages, regarding chemical residues. In order to carry out the research, the theoretical framework was built on the themes of Public Administration and accountability. The results were obtained through a descriptive qualitative and quantitative research. For the elaboration of the instrument of evaluation and identification of the items of observations, we used the qualitative approach, applying a simple inference technique. Subsequently, a quantitative approach was used to measure the level of transparency of electronic pages, evaluating the dimensions and characteristics in the promotion of accountability. In order to collect the data, a direct observation of the electronic pages was taken as a technique. The observations were guided by means of navigation script and the data were recorded in a protocol of observations. In order to achieve the specific objectives, the results were analyzed from the perspective of three dimensions of accountability – bureaucratic, managerial and democratic, from the level of three attributes of transparency – publicity, utility and comprehensibility. It was verified by the empirical evidence collected that the electronic pages of the 68 Brazilian Federal Universities have a low capacity to promote the construction of accountability under the perspective of the evaluated dimensions. It is concluded, therefore, that the electronic pages of the Federal Universities are structured much more to satisfy the minimum legal requirements and to promote the institutional image than to promote the construction of the accountability.

Keywords: Accountability. Public administration. Federal Universities. Chemical waste.

Linha de Pesquisa: Estratégia, Gestão da Inovação e Desempenho.

Problema de Pesquisa: “como estão sendo empregadas as concepções da accountability da gestão de resíduos químicos através das páginas eletrônicas das Universidades Federais?”

Orientador: Prof. Dr. Wendel Alex Castro Silva

Prof. Dr. Marco Aurélio Ramos  – Docente