Autor:  FABRICIO SILVA PRATA

Data da Defesa:  21/12/2016

Resumo: A gestão do conhecimento consiste em uma ferramenta estratégica para as organizações, que pode ser compreendida como um processo contínuo e dinâmico, que possibilita gerir o capital intangível de uma organização, bem como todos os aspectos estratégicos que envolvem esse processo. A gestão do conhecimento visa a preencher lacunas e possibilitar oportunidades de ações estratégicas nas empresas, especialmente aquelas que não ocorrem por meio da aprendizagem organizacional ou demais abordagens na teoria organizacional. Este trabalho teve por objetivo geral descrever e analisar a percepção de funcionários de uma paraestatal mineira atuante na área de ensino profissionalizante, acerca das práticas de gestão do conhecimento, tendo por base o modelo proposto por Terra (2005). A pesquisa compreendeu um estudo de caso com abordagens de pesquisa quantitativa e qualitativa. Na primeira etapa, de abordagem quantitativa, foram coletados 1411 questionários devidamente respondidos. A análise de dados se deu por meio da análise fatorial e indicou três fatores considerados mais importantes para a gestão do conhecimento, na percepção dos funcionários da Instituição pesquisada: Estratégia e Comunicação, Políticas e Práticas de Gestão de Pessoas e Processos de Trabalho. Na sequência, realizou-se a etapa qualitativa, com o objetivo de identificar como os funcionários da paraestatal pesquisada percebem os três fatores emergentes na Instituição. Foram entrevistados 14 funcionários e, como principais resultados, foi possível identificar que há críticas ao processo de disseminação da informação dentro da organização estudada. Portanto, identificaram-se falhas que afetam a execução das metas estabelecidas pela alta direção, especialmente pela falta de clareza e objetividade das informações disponibilizadas aos funcionários. Outro impacto não desejado decorrente dessas falhas se refere à dificuldade de reconhecimento dos funcionários como parte integrante e responsável pela execução dessas mesmas metas

Palavras-Chave: Conhecimento Organizacional. Gestão do conhecimento. Paraestatal.

Abstract: Knowledge management is a strategic tool for organizations that can be understood as a continuous and dynamic process that allows managing the intangible capital of an organization, and all the strategic aspects that involve this process. Knowledge management aims to fill gaps and provide opportunities for strategic action in the company that do not occur through organizational learning or other approaches in organizational theory. This study aimed to describe and analyze the perception of employees of a parastatal institute in the field of vocational education about knowledge management practices, based on the model proposed by Terra (2005). The research comprised a case study with quantitative and qualitative research approaches. In the first stage, with a quantitative approach, 1411 questionnaires were duly answered. Data analysis was based on factor analysis and indicated three factors considered most important for knowledge management in the perception of employees of the Institution surveyed: Strategy and Communication, Policies and Practices of People Management and Work Processes. Then, the qualitative step was carried out with the objective of identifying how the employees of the surveyed company perceive the three emerging factors in the Institution. We interviewed 14 employees and as main results it was possible to identify that there are criticisms to the process of dissemination of information within the organization studied. Therefore, it was identified that failures affect the execution of the goals set by the top management, especially for the lack of clarity and objectivity of the information made available to the employees. Another unintended impact resulting from these failures refers to the difficulty of recognizing employees as an integral part and responsible for implementing those same goals.

Keywords: Organizational knowledge. Knowledge management. Parastatal.

Linha de Pesquisa: Estratégia, Gestão da Inovação e Desempenho

Problema de Pesquisa: “quais as percepções dos funcionários de uma instituição paraestatal acerca das práticas de gestão do conhecimento empreendidas pela organização?

Orientador: Profª Drª Caissa Veloso e Sousa

Profª Drª Lousanne Cavalcanti Barros – Docente