Autor: Magda de Sá Nunes

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  17/10/2017

RESUMO O objetivo deste estudo consistiu em descrever, explicar e analisar as manifestações de estresse ocupacional em professores universitários de uma instituição privada na região do Vale do Aço – MG, identificar as principais fontes de tensão relacionadas ao trabalho e ao individuo, os sintomas decorrentes das manifestações de estresse e as estratégias defensivas utilizadas pelos docentes para minimizar ou eliminar as fontes de tensão e consequentemente as manifestações de estresse. Foi adotada abordagem quantitativa de caráter descritiva e explicativa. O método utilizado foi o estudo de caso quantitativo. A coleta de dados se deu por meio de questionário online aderente ao Modelo Teórico de Explicação do Estresse Ocupacional (MTEG) desenvolvido e validado por Zille (2005), adaptado para este estudo. A análise de dados foi realizada com base no pacote estatístico IBM SPSS versão 20.0.0 e se deu por meio da estatística descritiva e inferencial. Os resultados demonstraram que 49,1% dos professores estão vivenciando nível de estresse variando de leve a moderado a muito intenso; os principais sintomas identificados foram: ansiedade, fadiga, dor nos músculos do pescoço e ombros e insônia; as principais fontes de tensão relativas ao trabalho foram: realizar várias atividades ao mesmo tempo com alto grau de cobrança e execução de trabalho complexo, desgastante e cansativo; quanto as fontes de tensão do indivíduo, os resultados demonstraram que levar a vida muito corrida, pensar e/ou realizar duas ou mais coisas ao mesmo tempo, ter o dia tomado por uma série de compromissos e ter os horários de descanso tomados pelo trabalho foram as fontes de tensão mais indicadas pelos indivíduos e com base na análise de regressão, tem-se que o aumento nas fontes de tensão do individuo aumenta as manifestações de estresse ocupacional. Da mesma forma, o aumento das manifestações de estresse ocupacional potencializa os indicadores de impacto no trabalho.

Palavras-chave: Estresse Ocupacional, Professores de ensino superior, Instituição de ensino superior privada.

ABSTRACT The aim of this study is to describe, explain and analyze the manifestations of occupational stress of university professors of a private institution in the region of “Vale do Aço” – M.G. and to identify the main sources of tension related to the work and to the individual, the symptoms resulting from the manifestation of stress and the defensive strategies used by the teachers to minimize or eliminate the sources of tension and, consequently, the manifestations of stress. The quantitative approach with descriptive and explicative character was adopted. The method which was used was the quantitative case study. The collection of data was obtained by an online questionnaire according to the Theoretical Model of Explaining Occupational Stress (MTEG, in Portuguese), developed and validated by Zille (2005), adapted for this study. The data analysis was done, on the basis of the statistical package IBM SPSS, version 20.0.0 and was obtained through descriptive and inferential statistics. The results showed that: 49.1% of the professors are having a stress level varying from light to moderate to very intense; the main identified symptoms were: anxiety, fatigue, muscle pain in neck and shoulders and insomnia; the main sources of tension related to work were: perform various activities at the same time with a high degree of requirement and the execution of complex, stressful and tiring work; as regards to the sources of tension of the individual the results showed that having a hectic life, thinking and/or doing two or more things at the same time, the day being occupied by a number of commitments and having resting hours occupied by work were the sources of tension most indicated by individuals; and on the basis of the analysis of regression, that the increase of the sources of tension of the individual increases the manifestations of occupational stress and, in the same way, the increase of the manifestations of occupational stress enforces the impact indicators of labor.

Key words: Occupational Stress, Professors of Higher Education, Private Institution of Higher Education.

Área de Concentração: Organização e Estratégia.

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações

Banca Examinadora

Orientador: Prof. Dr. Luciano Zille Pereira

Baixar arquivo: http://mestrado.unihorizontes.br/wp-content/uploads/2022/10/MAGDA-DE-SÁ-NUNES.pdf