Autor: SANDRA INÊS FERREIRA SALGADO

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  13/02/2012

RESUMO Sustentabilidade tem sido tema de debates por parte da sociedade em geral. Recentemente, conceitos de Triple Bottom Line e Investimento Socialmente Responsável (ISR) têm sido utilizados no Brasil, por meio do Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE – Bovespa, que teve seu início registrado em 2005, cujo principal objetivo, de acordo com a Bovespa (2011), é “refletir o retorno de uma carteira composta por ações de empresas com reconhecido comprometimento com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial”. Nesse contexto, estão as teorias dos stakeholders e shareholders. Sendo assim, a questão norteadora consiste em: empresas que integram o ISE (Índice Bovespa de Sustentabilidade Empresarial) criam valor adicional para os acionistas e apresentam desempenho econômico-financeiro superior em relação a outras empresas de capital aberto que têm ações negociadas na Bovespa? O objetivo geral é analisar se as variáveis de responsabilidade social e de sustentabilidade determinam a criação de valor e se afetam positivamente o desempenho econômico-financeiro das empresas que integram o ISE no período 2005 a 2010. Trata-se de um estudo causal, com abordagem quantitativa. Os dados coletados consistiram em demonstrações financeiras (DFs) do Economática® e na cotação das ações na Bovespa. A amostra, composta por 47 empresas, foi dividida em dois grupos: 35 empresas integrantes do ISE e 12 empresas da Bovespa. Foram utilizadas 15 variáveis distribuídas em 4 grupos: a) criação de valor; b) responsabilidade social; c) investimento; d) desempenho econômico-financeiro. Os dados coletados foram tabulados e submetidos a análises uni, bi e multivariadas com o auxílio do software SPSS (Statistical Package for the Social Science). Foram empregados o coeficiente de correlação não paramétrico de Spearman para analisar possíveis associações entre os fatores de investimento em sustentabilidade, responsabilidade social, criação de valor e desempenho financeiro e o teste não paramétrico de comparação de dois grupos independentes de Mann-Whitney, a fim de analisar características quantitativas para os grupos estudados. Para determinar se as diferenças e associações encontradas são estatisticamente significativas, considerou-se o nível de significância de 5%. Os resultados mostram que não se pode afirmar, de maneira geral, que as “empresas sustentáveis” tragam maior retorno ao investidor. Com relação à criação de valor, não existe diferença significativa entre o valor do retorno acionário, a variação VM/VP e o retorno anormal observado para as empresas participantes do ISE em relação às que não participam do índice no período avaliado. Os investimentos sociais, por sua vez, impactam de forma inversa na criação de valor tendo em vista que as empresas que mais investiram no âmbito social foram as que apresentaram menor criação de valor e empresas com baixa frequência na adesão ao ISE tendem a ter maior criação de valor. Quanto ao desempenho financeiro, observou-se que independe da responsabilidade social e dos investimentos em sustentabilidade.

Palavras–chave: Criação de valor. Desempenho econômico-financeiro. Responsabilidade Social. Sustentabilidade. Variáveis.

 

ABSTRACT Sustainability has been a topic of discussion by society in general. Recently, concepts of Triple Bottom Line and Socially Responsible Investment (SRI) have been used in Brazil, through the Corporate Sustainability Index – ISE – Bovespa, which had its first recorded in 2005, whose main objective, according to the Bovespa (2011), is “to reflect the return of a portfolio composed of shares of companies with a recognized commitment to social responsibility and corporate sustainability.” In this context, are the theories of stakeholders and shareholders. Thus, the central question of this research is: companies in the ISE create value for shareholders? Already a secondary issue: such firms have superior financial performance relative to other publicly traded companies that have shares traded on the Bovespa? The overall objective is to investigate whether the variables of social responsibility and sustainability determine the value creation and positively affect the financial performance of companies in the ISE for the period 2005 to 2010. It is a descriptive study with a quantitative approach. The data collected consisted of financial statements (FSs) of Economática ® and the quotation of the shares on the Bovespa. The sample consisted of 47 companies, was divided into two groups: members of the ISE 35 companies and 12 companies in the Bovespa. We used 15 variables divided into four groups: a) creation of value, b) social responsibility, c) Investment d) economic and financial performance. The data collected were tabulated and submitted to univariate, bivariate and multivariate analysis with the aid of SPSS (Statistical Package for Social Science). We used the nonparametric correlation coefficient Spearman to investigate possible associations between the factors of investment in sustainability, social responsibility, value creation and financial performance and non-parametric test comparing two independent groups the Mann-Whitney test to analyze quantitative characteristics for the groups studied. To determine whether the differences and associations found are statistically significant, we considered the significance level of 5%. The results show that we can not say, in general, that “sustainable enterprises” most profitable to the investor. With respect to value creation, there is no significant difference between the value of stock returns, the variation VM / VP and the abnormal returns observed for the companies participating in the ISE than those who do not participate in index over the period evaluated. The social investments, in turn, impact in reverse to create value in order that the companies that invested in the social sphere showed the lowest value creation and firms with low frequency in the ISE membership tend to have higher establishment of value. The financial performance, it was observed that is independent of social responsibility and sustainability investments.

Keywords: Value Creation. Financial performance. Social Responsibility. Sustainability. Variables.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologia de Gestão e Competitividade

Banca Examinadora

Prof. Dr. Wendel Alex Castro Silva – Orientador

Prof. Dr. Alfredo Alves de Oliveira Melo – Docente

Prof. Dr. Antônio Artur de Souza – Participante externo

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