Mestrando(a): MARIA DE FÁTIMA DA SILVA CASTRO
Orientador(a): MARLENE CATARINA DE OLIVEIRA LOPES MELO
Nos dias atuais, nas sociedades e nas organizações profissionais, podem-se perceber profundas transformações que vêm afetando, de forma significativa, os indivíduos envolvidos em seus processos de trabalho. Isso é mais nitidamente notado no desempenho da função gerencial. As empresas tornaram-se mais complexas, e as concepções de gerência alteraram-se tão profundamente quanto as inovações em produtos e serviços. É esperado que os gerentes sejam capazes de estabelecer o direcionamento e fortalecimento de suas organizações, para que elas se mantenham no mercado. Para alcançar esse objetivo, uma das estratégias utilizadas refere-se à excelência no atendimento aos clientes. Na área de saúde, também já é possível perceber essa busca por diferenciais que atendam as expectativas da clientela atendida. Na rede pública, o Ministério da Saúde, por meio das políticas do Sistema Único de Saúde ? SUS ? regulamenta a assistência à saúde a toda população brasileira. Além da estrutura física, são estabelecidas diretrizes para que essa assistência seja humanizada, resolutiva e de fácil acesso para os seus usuários. A saúde é um direito de todos, garantido na constituição do País, e as UBS´s configuram-se como a principal porta de entrada para a assistência à população usuária. Na Rede Municipal de Saúde de Belo Horizonte, são 144 UBS´s, responsáveis pelo atendimento a cerca de 2.412.937 habitantes, segundo dados do IBGE, em 1º de abril de 2007, visto que todos, como cidadãos brasileiros, podem ter acesso ao sistema. Nesse contexto, tornou-se instigador conhecer a realidade vivida pelos seus gerentes, pois espera-se que as práticas gerenciais concretizem, no dia-a-dia, as diretrizes de humanização, resolubilidade e acessibilidade, instituídas pelo SUS. Dessa forma, este estudo de caráter descritivo analítico teve como objeto os gerentes das UBS´s de Belo Horizonte. A pesquisa foi desenvolvida utilizando-se a estratégia quanti-qualitativa e apresentou resultados que revelam o perfil dos profissionais que exercem a função gerencial, as atividades desenvolvidas no dia-a-dia, que impactam os resultados percebidos pelos usuários entre outros aspectos.
Orientador(a): MARLENE CATARINA DE OLIVEIRA LOPES MELO
Professores Drs. da Banca:
Profª Drª Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo – Faculdade Novos Horizontes
Profª Drª Maria José Meneses Brito – UFMG
Profª Drª Regina Lunardi Rocha – UFMG
Mestrando(a): MARIA DE FÁTIMA DA SILVA CASTRO
Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica das organizações