Título: PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: uma avaliação de estudantes de baixa condição socioeconômica em uma universidade pública
Autor: Maria Célia Nogueira Lima
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data da Defesa: 12/02/2016
Resumo: O presente estudo foi realizado com o objetivo de analisar as contribuições das ações do Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, para a inclusão social, permanência e formação acadêmica, sob a perspectiva de estudantes de baixa condição socioeconômica, a partir do 4º período do curso de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais, entre os anos 2011 e 2014. No referido estudo, a metodologia utilizada quanto aos fins foi descritiva e quanto aos meios foi um estudo de caso. Foram aplicados questionários e entrevistas com roteiro semiestruturado em dezembro de 2015. Dos questionários aplicados, com perguntas objetivas e discursivas, para os estudantes de baixa condição socioeconômica, entre os níveis I, II e III, classificados pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (FUMP), que é responsável pela assistência estudantil na universidade, foram recebidos 124 questionários com todas as perguntas recebidas. Com relação às entrevistas com roteiro semiestruturado foram aplicadas 20 entrevistas. O número determinante das entrevistas foi com base na saturação de dados. O processo de análise de dados foi baseado no método Melo (2009), e obedeceu as três fases que foram a preparação das entrevistas, a tabulação quantitativa e a tabulação temática. Vale ressaltar que o referido processo segue os princípios de análise de conteúdo proposto por Bardin (1977). Os resultados das análises de dados, conforme as respostas do grupo pesquisado, tanto nos questionários como nas entrevistas, corroboram com o Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010 que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, uma política pública, cuja finalidade é ampliar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública, e que tem como objetivos democratizar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal; minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais; reduzir as taxas de retenção e evasão e contribuir para a promoção da inclusão social pela educação.
Palavras-chave: Educação superior. Programa Nacional de Assistência Estudantil –PNAES. Permanência. Inclusão Social. Formação Acadêmica. Estudantes de Baixa condição socioeconômica
Abstract: This study was to analyze the contributions of the actions of the National Programme of Student Assistance – PNAES, social inclusion, permanence and academic education, from the perspective of low socioeconomic status students from the 4th period of the course graduate of the Federal University of Minas Gerais, between 2011 and 2014. in this study, the methodology used as the purpose was descriptive and as the media was a case study. Questionnaires were applied and interviews with semi-structured in December 2015. Of the questionnaires with objective and essay questions for students of low socioeconomic status, between levels I, II and III, classified by University Mendes Pimentel Foundation (FUMP) which is responsible for student assistance at the university, we were received 124 questionnaires to all questions received. Regarding interviews with semi-structured interviews were applied 20. The key number of the interviews was based on data saturation. The process of data analysis was based on the method Melo (2009), and followed the three phases that were preparing the interviews, quantitative tab and the theme tab. It is noteworthy that the above process follows the principles of content analysis proposed by Bardin (1977). The results of data analysis, according to the responses of the research group, both in questionnaires and in interviews corroborate Decree No. 7234 of July 19, 2010 which provides for the National Programme of Student Assistance – PNAES, public policy, whose purpose is to expand the conditions for stay of young people in public higher education, which aims to democratize the conditions of stay of young people in the federal public higher education; minimize the effects of social and regional inequalities; reduce the retention and dropout rates and contribute to the promotion of social inclusion through education.
Keywords: Higher Education. National Programme of Student Assistance -PNAES. Permanence. Social inclusion. Academic education. Low socioeconomic status of students.
Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA
Linha de Pesquisa: RELAÇÕES DE PODER E DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES
Problema de Pesquisa: Quais são as contribuições da Política de Assistência Estudantil
para sua formação acadêmica, a minimização das desigualdades sociais e
retenção da evasão de estudantes de graduação de baixa condição socioeconômica
em uma instituição de educação superior pública?
Banca Examinadora
Orientador: MARLENE CATARINA DE OLIVEIRA MELO
ALFREDO ALVES DE OLIVEIRA MELO – Docente
IVAN BECK CKAGNAROFF – Participante Externo
BAIXAR ARQUIVO: MARIA CELIA NOGUEIRA LIMA