Título: PRAZER E SOFRIMENTO NO TRABALHO: estudo com docentes que atuam em níveis diferentes de ensino no IFMG – câmpus Congonhas
Autor: ADRIANA ROSARIA FREITAS SOUZA
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data da Defesa: 15/04/2015
Resumo: Este estudo tem por objetivo principal descrever e analisar as vivências de prazer e sofrimento percebidas por professores que atuam em três níveis de ensino (básico, técnico e superior) no Instituto Federal Minas Gerais (IFMG) – câmpus Congonhas. Tem como base os referenciais teóricos da psicodinâmica do trabalho e o Inventário sobre Trabalho e Riscos de Adoecimento. Para tanto, realizou-se um estudo de caso, com base em uma pesquisa descritiva, a partir de uma abordagem qualitativa adaptada de um roteiro um semiestruturado de entrevista do modelo sugerido. A pesquisa contou a participação de 12 docentes do câmpus Congonhas, sendo 4 de cada nível de ensino (básico, técnico e superior), como previamente definido. Das cinco categorias pesquisadas emergiram várias outras subcategorias, que foram analisadas individualmente. Na dimensão contexto do trabalho, das categorias organização do trabalho, condições do trabalho e relações socioprofissionais emergiram as seguintes subcategorias: tempo para execução de atividades, ritmo de trabalho, fiscalização e cobrança por resultados, planejamento do trabalho, ambiente de trabalho, condições de trabalho e relacionamento com os pares, a direção e os alunos. Sobre a dimensão custos do trabalho, são suas categorias e subcategorias: custo físico, que inclui uso da voz, uso de membros inferiores e esforço visual; custo cognitivo, com os desafios intelectuais decorrentes do trabalho e situações imprevistas; e o custo afetivo, que abrange expressão de sentimentos e atitudes no trabalho. Sobre os sentidos do trabalho, na categoria vivências de prazer foram identificadas as subcategorias: identificação com a atividade docente, qualidade do trabalho, orgulho em relação ao trabalho, sentimento de reconhecimento e valorização em relação ao trabalho e expressão de opiniões no trabalho. Já na categoria vivências de sofrimento emergiram as subcategorias: esgotamento no trabalho e falta de reconhecimento e valorização da profissão docente na sociedade. Foram analisadas também as estratégias de defesa, combate e enfrentamento ao sofrimento no trabalho. Neste sentido, busca por atividades de lazer, tratamento psicoterápico, diálogo, planejamento das atividades e evitação foram as subcategorias analisadas. Por fim, a dimensão danos do trabalho tem como categorias: danos físicos do trabalho e danos psicossociais, revelando, nesta ordem, as subcategorias: desgaste da voz, dores, estresse e cansaço e relações familiares, participação em eventos sociais, desejo de abandono e perda financeira. As percepções e vivências de prazer sobressaem às de sofrimento. Ambiente institucional, condições de trabalho e relações socioprofissionais são bastante satisfatórias e positivas. As divergências observadas, relacionam-se apenas a tempo e ritmo de trabalho, fatores decorrentes do nível de atuação dos docentes e das atividades exercidas por eles.
Palavras-chave: Psicodinâmica do trabalho. Trabalho docente. Prazer no trabalho. Sofrimento no trabalho
Abstract: This study is meant to examine and describe the experiences of pleasure and pain perceived by teachers who work in three levels of education (basic, technical and higher) in Minas Gerais Federal Institute (IFMG) – Congonhas campus. It is based on the theoretical frameworks of the psychodynamics of work and Inventory Labour and risks of illness. Therefore, we carried out a case study, based on a descriptive study from a qualitative approach adapted from a script one interview the suggested model of semi-structured. The survey was attended by 12 teachers from Congonhas campus, with 4 of each educational level (basic, technical and higher), as previously defined. Of the five categories surveyed emerged several other subcategories, which were analyzed individually. In the dimension context of the work, the organization categories of work, working conditions and social and professional relationships emerged the following subcategories: time for execution of activities, pace of work, supervision and accountability for results, work planning, work environment, working conditions and relationships with peers, management and students. About the size labor costs are their categories and subcategories: physical cost, which includes use of voice, use of lower limbs and eye strain; cognitive cost, with the intellectual challenges of work and unforeseen situations; and the emotional cost, which covers expression of feelings and attitudes at work. Regarding the meaning of work, experiences of pleasure category subcategories were identified: identification with the teaching activity, quality of work, pride in work, sense of recognition and appreciation towards work and expression of opinions at work. In the category of suffering experiences emerged subcategories: exhaustion at work and lack of recognition and appreciation of the teaching profession in society. We also evaluate the defense strategies, fighting and confronting suffering at work. In this sense, the search for leisure activities, psychotherapy, dialogue, planning activities and avoidance were analyzed subcategories. Finally, the work of the damage dimension has the categories: physical damage from work and psychosocial damage, revealing, in that order, the sub-categories: voice wear, pain, stress and fatigue and family relationships, participation in social events, abandonment of desire and financial loss. Perceptions and experiences of pleasure to stand out of suffering. Institutional environment, working conditions and social and professional relations are quite satisfactory and positive. The discrepancies, relate only to time and pace of work, factors arising from the level of expertise of teachers and the activities they perform.
Keywords: Psychodynamic work. Teaching. Pleasure at work. Suffering at work
Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA
Linha de Pesquisa: RELAÇÕES DE PODER E DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES
Projeto de Pesquisa: SATISFAÇÃO, SAÚDE E ENVOLVIMENTO COM O TRABALHO EM CONTEXTOS ESTRATEGICOS E DE INOVAÇÃO: MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS DO COMPORTAMENTO HUMANO EM ORGANIZAÇÕES DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Banca Examinadora
Orientador: LUIZ CARLOS HONORIO
KELY CESAR MARTINS DE PAIVA – Participante Externo
FERNANDO COUTINHO GARCIA – Docente
BAIXAR ARQUIVO – Adriana Rosária Freitas Souza