Título: Os IMPACTOS DA DIFUSÃO TECNOLÓGICA NA BOVINOCULTURA LEITEIRA: uma análise no município de Patos de Minas/MG
Autor: Célio Adriano Lopes
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data da Defesa: 14/05/2010
Resumo: Esta dissertação teve como principal objetivo analisar a inserção de tecnologia na cadeia agroindustrial do leite no município de Patos de Minas. Foi realizado um estudo descritivo, de natureza quantitativa e qualitativa, realizada com três segmentos pertencentes à cadeia agroindustrial do leite do município, constituídos por trinta produtores rurais, duas associações de produtores (tanquinhos comunitários) e duas indústrias processadoras de leite. Foram aplicados ao todo 34 questionários aos três segmentos identificados que foram analisados. Os resultados demonstraram que no período investigado, o setor de bovinocultura leiteira no município passou por profundas mudanças estruturais no que tange a tecnologia, inovação, logística, ocasionando a diminuição do número de empresas rurais. Dentre alguns impactos decorrentes da inserção de tecnologia no setor foram destacados: a) incorporação de inovações tecnológicas; b) adequação das instalações existentes; c) dificuldades de acesso a créditos; d) ganhos reais; e) aumento da qualificação de produtores/trabalhadores rurais; f) melhoria da infraestrutura. Portanto, pode-se observar que o ambiente mudou e que a incorporação de inovações tecnológicas pelos segmentos pesquisados, bem como modernização de infraestrutura focaram melhoria na produção e processamento do leite. No entanto, pode-se verificar que há diferença de acesso ao crédito, indicando maior intensidade entre os produtores rurais e as associações de produtores, e média intensidade com relação às indústrias processadoras. Concluindo, pode-se dizer, neste estudo, que a adoção de novas tecnologias gerou ganhos reais aos segmentos pesquisados, pois houve melhoria em infraestrutura e instalações, melhoria na qualificação de produtores, trabalhadores rurais e participantes de tanques comunitários (associações de produtores) gerando relação de benefício entre produtividade, qualidade e rentabilidade.
Palavras-Chave: Inovação, Tecnologia, Cadeia Agroindustrial do Leite, Produtores
ABSTRACT: This main objective of this dissertation was to analyse the technology insertion into Patos de Minas milk industry. It is a descriptive qualitative and quantitative research based in three milk industry segments. It was involved thirty rural producers, two producers associations and two milk processors industries. To find how these segments valuate the technology and innovation in milk production it was full field 34 forms. The investigative results showed that this milk production sector had structural changes based on technology, innovation, logistics that provokes number of industries reduction. The impacts caused by the adoption of new technology are: a) innovation into process; b) facilities changes and benefits; c) difficult of credit access; d) real gains; e) producer and workers better qualification; f) better industrial installations. So the new environment based in technology innovation focus the production and processor activities. Although the credit access occurred in lower level to the processors industry comparing to the two other segments. Concluding, there were observed relevant gains into milk industry that increased the benefits to producers and industries and better productivity, quality and return relation. It is an descriptive, qualitative research, based on a study of four cases in order to identify the effectiveness of the application, the challenges and the tech information possibilities focused on the electronic commerce of the cooperative investigation. These organizations were chosen for accessibility, once the scope used to collect data was the questionnaire, administrated dealing the booked dates and time according to the unions managers. To set the results out it was used a descriptive statistics highlighting the closed questions and the frequency response. It was noticed that cooperatives often look for reach new markets through mechanism that provide market growth and, therefore, organization economic These are strongly based on the adoption of tech information to become strategically competitive in the market, constantly innovating in their internal processes and marketing. The study presents factors that reinforce the idea of adopting the tech information and electronic commerce for the organizations.
Key-words: innovation, technology, Milk industry, producers
Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA
Linha de Pesquisa: Tecnologias de gestão e competitividade
Problema de Pesquisa: “Se as associações precisam ter acesso a fontes de financiamento para realizarem os investimentos necessários e os gestores afirmaram que as fontes quase não existem, então quais são as fontes utilizadas pelas empresas e de que formas são captadas?”
Banca Examinadora
Orientador: Prof.ª Dr.ª Cristiana Fernandes de Muylder
Prof. Dr. .Wendel Alex de Castro Silva – Docente
Prof.Dr. Fernando Tadeu Pongelupe Nogueira – Participante Externo
BAIXAR ARQUIVO CÉLIO ADRIANO LOPES