Autor: SONIA MARA PRADO VEIGA DE PINHO
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data da Defesa: 18/02/2009
RESUMO O presente trabalho objetivou testar a teoria da adequação cultural de Handy, especialmente o pressuposto segundo o qual forças influenciadoras sobre as empresas como tamanho, ciclos de vida, padrões de trabalho e pessoas estão relacionadas a diferentes misturas culturais. Duas empresas bem sucedidas (culturalmente equilibradas) foram pesquisadas e comparadas. Foram levantadas as características das forças que atuam nelas e a percepção de seus empregados quanto à cultura organizacional. A coleta de dados foi feita por meio de estudo de campo. Dados relativos às características e processos das forças influenciadoras foram obtidos por meio de entrevistas estruturadas com a Gerente de Relacionamentos, Recursos Humanos e Comercial da Unimalta Uniformes Profissionais e com o Diretor de Marketing e Projetos da empresa Obras On-Line. Junto aos empregados, foram levantados dados pessoais, por meio de questionário, e aplicadas as escalas validadas por Gomide e Martins que medem, com base na teoria de Handy, cultura de clube, de função, de tarefa e existencial. Os dados do questionário e das escalas foram analisados com auxílio do SPSS (Statistical Package for Social Sciences). Os resultados estatísticos evidenciaram que, embora apresentando um mesmo perfil cultural, há características culturais significativamente diferentes entre as duas empresas envolvendo três tipos de cultura presentes: de tarefa, de função e existencial. As forças influenciadoras do equilíbrio cultural teorizadas por Handy (2009) – tamanho, ciclos de vida, padrões de trabalho e pessoas – são capazes de esclarecer essas diferenças. A medida de cultura de clube não apresentou índice de confiabilidade satisfatória e também não evidenciou diferença significativa entre as percepções dessa cultura pelos empregados entrevistados nas duas empresas.
ABSTRACT The present research work aimed to test Handy’s cultural adequacy theory, specially the assumption that influencing forces over the enterprises such as size, life cycles, work patterns and persons are related to different cultural mixtures. Two well-succeeded enterprises (culturally balanced) were investigated and compared. The forces that act over them and the employee’s perception of the organizational culture were raised. The data collection was conducted by means of a field study. Data concerning the characteristics and processes of the influencing forces were raised by means of interviews with the Manager on Relationship, Human Resources and Trade in Unimalta Professional Uniforms, and with the Director on Marketing and Projects, in the enterprise Obras on-Line. With the employees, to obtain personal data, it was applied a structured questionnaire with closed questions and Gomide and Martins’ validated scales that, following Handy’s theory, measure club, function, task and existential cultures. The questionnaire and the scales data were analyzed with the SPSS (Statistical Package for Social Sciences). The statistical results showed that, although presenting the same cultural profile, there are cultural characteristics significantly different between the two enterprises involving three culture styles: task, function and existential. The influencing forces theorized by Handy – size, life cycles, work patterns and persons – clarify these differences. The measure of the club culture didn’t present a satisfactory reliability index and also didn’t show significant differences between the perceptions of this culture type by the employees interviewed in the two enterprises.
Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA
Linha de Pesquisa: Relações de poder e Dinâmica das organizações
Banca Examinadora
Prof.ª Dr.ª Marília Novais da Mata Machado– Orientadora
Baixar arquivo: SONIA MARA PRADO VEIGA DE PINHO