Mestrando(a): FABRÍCIO LANA PESSOA
Orientador(a): WENDEL ALEX CASTRO SILVA
Nos últimos anos, os sites de compra coletiva apresentaram grande crescimento. Tal qual a própria internet, esse modelo de negócio desenvolveu-se e popularizou-se entre consumidores e empresas no Brasil. Todavia, apesar do seu crescimento, as bases e resultados desse mecanismo padecem ainda de uma revisão conceitual, já que as análises sobre o setor trazem informações contraditórias e poucas pesquisas foram feitas a esse respeito. Este trabalho teve como propósito investigar as variáveis e os resultados do mecanismo de compra coletiva, a partir da revisão dos construtos e framework desenvolvido por Dholakia (2011a). Esse estudo avaliou a maneira pela qual o valor dos cupons, descontos, tempo da oferta, retorno de clientes, gastos complementares ao cupom, repetição da compra estão relacionados com a lucratividade de uma promoção realizada por meio do mecanismo de compras coletivas. Para tal, realizou-se um estudo quantitativo, descritivo e explicativo. A coleta de dados ocorreu através de questionário estruturado, aplicado a gerentes e donos dos estabelecimentos que realizaram promoções com compras coletivas no período de Janeiro a Julho de 2012 nos sites Groupon, Peixe Urbano e Clickon. Para tratamento dos dados, foi realizada análise descritiva e confirmatória, com testes de regressão múltipla e linear. Os resultados obtidos confirmam a eficiência do mecanismo para atrair clientes, que realizam gastos complementares e retornam aos estabelecimentos após as promoções. Além disso, mostram relações significativas entre a lucratividade do mecanismo de compras coletivas, a prática e os propósitos das empresas na realização de uma promoção, a aquisição de novos clientes e a realização de gastos complementares.
Orientador(a): WENDEL ALEX CASTRO SILVA
Professores Drs. da Banca:
Prof. Dr. Wendel Alex Castro Silva
ORIENTADOR (Faculdade Novos Horizontes)
Prof.ª Dr.ª Caíssa Veloso e Sousa
Faculdade Novos Horizontes
Prof. Dr. Tarcísio Afonso
Faculdade Pedro Leopoldo
Mestrando(a): FABRÍCIO LANA PESSOA
Linha de Pesquisa: Tecnologia de gestão e competitividade
Baixar arquivo: FABRICIO LANA PESSOA