Autor: EMMERSON HAMILTON SILVA

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  05/04/2011

RESUMO Nesta dissertação buscou-se averiguar que consonância nos problemas de estoque existe nas empresas de pequeno porte e a gestão baseada em lógica fuzzy. Especificamente pretendeu-se levantar os problemas de gestão de estoques apontados pelos gestores das empresas pesquisadas; identificar ferramentas de gestão de estoque usadas para minimizar os problemas com estoques apontados por gestores das empresas pesquisadas; identificar como tecnologias de gestão, baseadas em Lógica Fuzzy, podem minimizar os problemas de estoques apontados pelos gestores das empresas pesquisada e comparar em que medida as características adotadas pelas empresas se aproximam ou não da Lógica Fuzzy.

Foi realizado um estudo de múltiplos casos de caráter exploratório, descritivo, de natureza qualitativa e baseada em estudos de três casos. Empregou-se, como coleta de dados, a entrevista pessoal, em profundidade, apoiada em um roteiro de entrevista previamente preparado contendo seis perguntas de final aberto, utilizou-se a técnica de incidente crítico desenvolvida por Flanagan que trata de um procedimento para reunir determinados fatos importantes relativo ao comportamento em situações definidas. Foi realizada com gestores de empresas de pequeno porte do setor de autopeças na região metropolitana de Belo Horizonte.

O sistema Fuzzy, considerando a bibliografia, mostrou-se uma alternativa viável, pois supre todas as limitações de forma simples, com baixo custo de implantação e exige menor tempo e esforço das empresas durante o processo de adequação. Permite também a eliminação da necessidade de um operador humano treinado e tem alto grau de aceitação entre os operadores. Isso tem uma importância fundamental, pois aspectos psicológicos que provocam impacto em trabalhadores de ambientes competitivos são fatores importantes para o sucesso de soluções automatizadas. Pode-se perceber, por meio das entrevistas, que, além das limitações de cunho pessoal e empresarial do setor pesquisado, existem outras restrições de ordem estrutural, financeira, de planejamento e investimento em treinamentos que são envolvidos e referem-se a indicadores complexos, como a própria cognição, raciocínio lógico, capacidade de lidar com situações de pressão e de exposição/aversão a riscos.

A tecnologia moderna necessita cada vez mais de soluções para problemas que não podem ser formulados em uma maneira matemática, envolvendo geralmente situações que têm sido lidadas por meio de experiência humana, e precedentes que são expressos de forma vaga, ambígua, e qualitativa, ou seja, um uma forma fuzzy. Esse é o poder associado à utilização de Lógica Fuzzy: servir de ponte entre o conhecimento empírico e uma implementação computacional.

Palavras-chave: gestão de estoques, setor de autopeças, varejo, Lógica Fuzzy.

 

ABSTRACT This paper aimed at inquiring whether there is any consonance between the existing problems related to stock in small businesses and the management based on Fuzzy Logic. It intended, more specifically, at raising stock management problems indicated by the target companies’ managers; identifying stock management technologies mentioned by those managers; analyzing the tools based on Fuzzy Logic that can be adopted by the market in its stock management and comparing to what extent the tools currently used by such companies are close or not to the Fuzzy Logic ones.

A exploratory, descriptive and qualitative study was conducted, through three case studies, which employed personal interview for data collection, in depth, supported by a previously prepared interview script, containing six open ended questions.  Critical Incident Technique, was used, as it is defined as a set of procedures used for collecting direct observations of human behavior that have critical significance and meet methodically defined criteria. The interviews took place in the Metropolitan area of Belo Horizonte, and the interviewees were managers of small businesses in the car parts retail market.

Considering the bibliography, the Fuzzy System has been shown as a viable alternative, due to the fact that it fulfills all the limitations in a simple way, with low implementation cost and less time and effort from the companies during the process of adequacy. It also allows eliminating the need for a trained human operator and it is highly accepted among the existing operators. This has a fundamental importance, because psychological factors which impact workers from competitive environments are important for the success of automation solutions. It can be seen, through the interviews, that, besides the personal and managerial limitations of the sector, there are other restrictions concerning the structure, financing, planning and training investment, which are mentioned and related to complex indicators, as cognition itself, logical thinking, ability to deal with pressure and risk management.

Modern technology needs more and more solutions to problems that cannot be formulated mathematically, involving situations which have been dealt with through human experience so far, and precedents which are expressed in a vague, ambiguous and qualitative way, that is, a fuzzy way. This is the power associated to the use of Fuzzy Logic: being a bridge between empirical knowledge and computational implementation.

Key words: stock management, car parts retail market, retail, Fuzzy Logic.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª Cristiana Fernandes De Muÿlder – Orientadora

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