Mestrando(a): JACQUELLINE APARECIDA BATISTA DE ANDRADE

Orientador(a): CRISTIANA FERNANDES DE MUYLDER

O setor de serviços tem recebido muita atenção em decorrência de sua crescente participação econômica no contexto global. Este significativo crescimento impõe às empresas os efeitos da ampliação dos mercados, os avanços da tecnologia e da competitividade entre as organizações e as transformações do cenário econômico, tornando-se um tema de grande relevância. Dentre os serviços, a contabilidade se destaca pelo fato de ser uma área do conhecimento fortemente influenciada pelas inovações tecnológicas e pela valorização da informação de qualidade como valor estratégico pelas organizações, tendo em vista a grande mudança ocorrida na legislação societária dos últimos 31 anos, que resultou na criação de uma linguagem internacional dos negócios e da economia. Neste contexto, buscou-se identificar a percepção das empresas de contabilidade da região de Montes Claros?MG em relação à inovação e à qualidade dos serviços contábeis prestados. A investigação acerca da qualidade de serviço é considerada relevante, no momento em que os padrões de expectativas dos clientes estão em constante elevação. A inovação em serviços, por sua vez, tem desempenhado um papel importante como elemento de sustentação da competitividade das empresas. Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva de caráter quantitativo, realizada com 25 empresas de contabilidade em Montes Claros?MG, por meio de um questionário estruturado como técnica fundamental para o levantamento de dados. Os resultados obtidos demonstram que o mercado está composto por microempresas geridas por profissionais com nível de especialização, em sua grande maioria, do sexo masculino, com bastante experiência no mercado. Em relação à inovação de serviços, envolvendo produto, processo ou a organização, os gestores estão buscando a capacidade inovativa e a reconhecem como uma necessidade de melhoria dos serviços prestados, apesar de ainda permanecerem conservadores quando se trata do fornecimento de informações de relatórios contábeis aos usuários da informação contábil. Notadamente quanto às inovações em marketing, estas ficaram abaixo dos valores médios apurados no cômputo geral, o que pode ressaltar que esta área não é foco estratégico neste segmento. Quanto à percepção de qualidade, as empresas demonstram em sua maioria, que os serviços são orientados para o cliente.

Orientador(a): CRISTIANA FERNANDES DE MUYLDER

Professores Drs. da Banca:

Profª. Drª. Cristiana Fernandes de Muylder. Orientadora (Faculdade Novos Horizontes)
Prof. Dr. Wendel Alex Castro Silva. Convidado 1 (Faculdade Novos Horizontes)
Prof. Dr. Fernando Tadeu Pongelupe Nogueira. Convidado 2 (FEAD)

Mestrando(a): JACQUELLINE APARECIDA BATISTA DE ANDRADE

Linha de Pesquisa: Tecnologia de gestão e competitividade

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