Autor: LUCIANO SANTOS MORATO

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  10/10/2007

RESUMO A busca do equilíbrio econômico-financeiro tem se tornado um dos mais urgentes desafios a ser enfrentado pelas instituições de ensino superior privado (IESP) no país. Um cenário de verdadeira guerra competitiva entre essas instituições se instalou a partir de 2003, após o crescimento exponencial verificado entre 1980 e 2002. Vários especialistas como Braga (2005), Monteiro (2005) e Prado (2006) prevêem que um quarto dessas instituições se extinguirão até 2010. Dados recentes mostram que os 90 maiores grupos de ensino superior acumulam uma dívida superior a R$ 700 milhões em 2004 e que a maioria deles chega a comprometer 12% se sua receita mensal com o pagamento de dívidas bancárias. O novo cenário que se delineou a partir de 2003 requer que as IESPs passem a colocar ênfase especial na gestão estratégica de custos e, por via de conseqüência, procurem desenvolver ferramentas que permitam operacionalizar essa estratégia de atuação. A presente dissertação representa um esforço de ampliação dos conhecimentos nessa direção. Os antecedentes apresentados justificam então a pergunta de partida a que esta dissertação buscou responder, a saber; como, mediante um estudo de caso, pode-se contribuir para o desenvolvimento de um instrumento gerencial e de planejamento estratégico de custos. Para tratar dessa situação-problema, o presente trabalho procurou alcançar o objetivo de explorar o estudo de caso no sentido de extrair um instrumento estratégico de custos e, desse modo, contribuir para uma melhor gestão nas IESPs. Em relação ao desenvolvimento de um instrumento de planejamento estratégico de custos, o presente estudo permitiu explicitar os seguintes aspectos relevantes da questão: Um índice de inflação interna, como aqui desenvolvido, constitui-se, de fato, em um instrumento tanto gerencial como de planejamento estratégico de custos, sem o qual as IESPs podem, muito provavelmente, ser induzidas a uma percepção distorcida da trajetória efetiva de seus custos. Corroborando com tal assertiva, o estudo de caso permitiu mostrar que a utilização de índices gerais de preços como IPCs e IGPs pode representar balizadores bastante inadequados para a fixação dos preços a serem cobrados por essas instituições. Um índice de inflação interna permite às IESPs procederem à simulações estratégicas e se anteciparem a possíveis impactos de alterações nas trajetórias de cada um de seus itens de custos sobre a evolução da sua inflação como um todo. O índice desenvolvido deve ser considerado um instrumento de gestão estratégica por explicitar a importância econômica dos itens que impactam, de modo significativo, o equilíbrio econômico-financeiro das IESPs. Dentre as contribuições do presente estudo, encontra-se a de apontar caminhos para alcançar uma melhor operacionalização do conceito “gestão estratégica de custos” . O índice de inflação interna desenvolvido representa um indicador importante do referido conceito. Por último, o presente trabalho traz, adicionalmente, uma contribuição metodológica ao mostrar, por intermédio de um estudo de caso, todas as etapas constitutivas do procedimento metodológico a ser utilizado na elaboração desse instrumento específico de gestão estratégica de custos. Tal assertiva é tanto mais válida quanto mais se observa a inexistência de outro estudo de caso sobre o tema em uma IESP.

Palavras chaves: Ensino Superior Privado. Gestão Estratégica de Custos. Índice de Inflação Interna.

ABSTRACT Searching for economical-financial balance has become one of the most urgent challenges to be faced by private undergraduate colleges (IESP) in the country. A scenery of real battle among those institutions started in 2003, soon after their exponential growth was perceived between 1980 and 2002. Several experts, such as Braga (2005), Monteiro (2005) and Prado (2006) believe that one fourth of those institutions will be extinguished by 2010. Recent data show that the 90 biggest college teaching groups gathered a debt over R$700 million in 2004, and that most of them take up to 12% of their monthly income on payment of bank debts. The new scenery that has been outlined since 2003 requires that the IESPs start giving special emphasis on a strategical cost management and, as a consequence, try to develop tools that allow for the managing strategy of this action. This paper represents an effort to amplify the knowledgement leading to that objective. The backgroud previously introduced justifies the starting question whose answer this paper looked for, that is, how, by means of a case study, one can contribute to the development of a management tool and a strategic cost planning. To deal with that problem-situation, this paper tried to fulfill the objective of exploring the case study so as to extract a cost strategic tool and therefore contribute for a better IESP management. In relation to the development of a cost strategic planning tool, the present study allowed to make clear the following relevant aspects: An internal inflation index, such as the one here developed, is, in fact, both a management and a cost strategic planning tool, without which the IESPs may likely be led to a distorted view of the efective path of their costs. As to corroborate this statement, the case study showed that the use of general price indexes, such as IPC (Consumer Price Index) and IGP (General Price Index) can mean quite inadequate marks for the establishment of prices to be charged by those institutions. An internal inflation index allows the IESPs to perform strategic simulations and antecipate the probable impacts from changes on the path of each of their cost items upon the inflation evolution as a whole. The index developed must be taken as a strategic management tool once it explains the economical importance of the items which have an impact in a significant way the economical-financial balance of the IESPs. Among the contributions of the present study, one can highlight the pointing to ways of achieving a better operationalization of the concept “cost strategic management”. The internal inflation index developed represents an important indicator of this concept. As a conclusion, the present study also brings a methodological contribution for it shows, by means of a case study, all the stages that constitute the methodological procedure to be used in the making of this specific tool for cost strategic management. This statement is the more valuable the more one observes the non-existence of any other case study on the theme within an IESP.

Key Words: Private Undergraduate Teaching, Cost Strategic Management, Internal Inflation Index

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Banca Examinadora

Prof. Dr. Wanderley Ramalho – Orientador

Prof. Dr. José Marcos Carvalho de Mesquita– Docente

Prof. Dr. Tarcísio Afonso – Participante Externo

 

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