Autor:  Rejane Maria Andrade Carvalho

 

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  10/10/2018

Resumo: Este estudo busca contribuir para o debate sobre o desempenho acadêmico de alunos cotistas e não cotistas na percepção dos egressos no curso de Direito da turma de 2014 e no de Medicina da turma de 2013 da Universidade Federal de Viçosa. A literatura tenta justificar as ações afirmativas como uma forma de reduzir as desigualdades do passado por meio da promoção de justiça social. Tal discussão acerca desse tema nos cursos supracitados apresenta um aspecto social relevante no âmbito das Ações Afirmativas de Políticas de Cotas, visto que o sistema atual de cotas inclui questões étnicas, alunos que estudaram em escola pública e, ou, alunos de baixa renda familiar. Com o aumento, nas últimas décadas, de políticas que beneficiam grupos historicamente marginalizados e com grande vulnerabilidade socioeconômica, um dos principais argumentos na esfera pública é o de que a formação no ensino superior permite, a longo prazo, a redução das desigualdades sociais. Desse modo, o presente trabalho buscou demonstrar, com base na Lei de Cotas, a atual conjuntura da Universidade Federal de Viçosa, tendo como foco principal a percepção sobre o desempenho de alunos, por meio de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa utilizando o método de coleta de dados por meio da história de vida. Buscou-se, no decorrer das análises, comparar por meio dos relatos o desempenho e os níveis de rendimento acadêmico dos alunos cotistas e não cotistas, bem como identificar possíveis fatores que influenciem para um maior ou menor desempenho acadêmico. Como resultado, percebe-se que não há diferença expressiva de desempenho quando comparados os cotistas com os não cotistas. Dessa forma, pode-se concluir que o sistema de cotas em vigor não traz nenhum prejuízo e que o desempenho e o resultado estão atrelados ao esforço e empenho individual. 

Palavras-chave: Sistema de Cotas. Cotistas e Não Cotistas. Desempenho escolar. Inclusão social.

ABSTRACT: This study seeks to contribute to the debate about the academic performance of quota and non-quota students in the perception of the graduates in the Law course of the class of 2014 and of the Medicine of the class of 2013 of the Federal University of Viçosa. Literature attempts to justify affirmative action as a way to reduce inequalities of the past by promoting social justice. Such a discussion about this theme in the courses mentioned above has a relevant social aspect in the scope of Affirmative Actions of Quota Policies, since the current quota system includes ethnic issues, students who studied in public schools and, or, students of low family income. With the increase in the last decades of policies benefiting historically marginalized groups with great socioeconomic vulnerability, one of the main arguments in the public sphere is that training in higher education allows, in the long term, the reduction of social inequalities. Thus, the present work sought to demonstrate, based on the Law of Quotations, the current situation of the Federal University of Viçosa, with the main focus being the perception on student performance, through a descriptive research of qualitative approach using the method of data collection through the life history. In the course of the analyzes, it was sought to compare, through the reports, the performance and the academic performance levels of the quota and non-quota students, as well as to identify possible factors that influence to a greater or lesser academic performance. As a result, it can be seen that there is no significant difference in performance when comparing quotaholders with non-quota holders. In this way, it can be concluded that the quota system in force does not cause any losses and that the performance and the result are linked to the individual effort and commitment.

Keywords: Quota System. Quotaholders and Non-Quotaholders. Academic Perfomance. Social Inclusion.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica nas Organizações

Banca Examinadora

Orientador: Prof. Dr. Fernando Coutinho Garcia

Prof. Dr. Gustavo Rodrigues Cunha – Docente

Profª. Drª. Marília Alves – Participante Externo

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