Autor: RONALDO BARBOSA DE SOUZA

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  19/02/2009

RESUMO O mercado varejista farmacêutico, que tem gradativamente ocupado um maior espaço no amplo segmento varejista nacional, é caracterizado por um número elevado de pontos de vendas e por uma disputa intensiva de mercado, desenvolvida pelas grandes redes e pelas pequenas farmácias. Estas são a maioria, no universo de 59.000 farmácias no Brasil. A estratégia outrora de considerar a localização como principal fonte de vantagem competitiva, tem sido corroída nesses tempos atuais, e as questões de imagem de loja emergem com possibilidade real de diferenciação para os clientes cada vez mais exigentes. O objetivo do presente estudo foi avaliar o impacto da imagem de loja para uma farmácia. Para o desenvolvimento do trabalho, foi escolhida a população de clientes de farmácias de um importante município de Minais Gerais. As amostras coletadas dessa população foram os clientes de uma rede de farmácias desse município e após o tratamento estatístico dos dados amostrais evidenciou-se a importância da imagem de loja para as farmácias. De um total de 30 variáveis de imagem de loja, chegou-se a um conjunto de nove atributos que se aproximaram conceitualmente dos componentes do composto de marketing. Um dos nove atributos extraído foi a componente atmosfera de loja. Para os grupos de clientes de farmácia: clientes que compram medicamentos, clientes que compram não medicamentos e clientes que compram tanto medicamentos e não medicamentos o estudo demonstrou a existência de diferentes atributos de imagem de loja, o que implica medidas distintas para o atendimento das expectativas dos grupos de clientes da farmácia. Dois atributos da atmosfera de loja: a organização de prateleiras e gôndolas e a iluminação de produtos revelaram ser capazes de discriminar os grupos de clientes. O estudo pretende contribuir para a adoção de estratégias competitivas para o setor varejista farmacêutico, ao tratar o tema imagem de loja, que é reconhecida pelos estudiosos da área como uns dos grandes desafios gerenciais do varejo. Tem-se como propósito contribuir ainda no campo acadêmico, na medida em que amplia a base de dados, informações e análises críticas sobre esse importante segmento varejista farmacêutico.

Palavras-chave: Varejo farmacêutico. Estratégia. Imagem de loja.

 

ABSTRACT The retail market of pharmaceuticals, which has gradually been taking over a bigger space in the wide segment of national retailing, is characterized by a high number of sales spots and by an intensive market dispute, developed by the powerful drugstore chains as well as the small ones. These are majority in a universe of 59.000 drugstores in Brazil. The former strategy of considering the localization as the main aspect for a competitive advantage has been worn away, and the store image issue emerges as a real differentiation possibility among the customers who are getting more and more demanding. The objective of this study was the evaluation of the impact of the image and atmosphere of a drugstore. For the development of this study, it was chosen a population of drugstore customers in an important District of Minas Gerais. The samples collected from this population were the customers of a chain of drugstores of this District and after the statistic treatment of the sample data the importance of the drugstore image was made evident. From a total of 30 variable store images we reached a group of nine attributes which come close to the components of marketing classification. For the groups of drugstore customers this study demonstrates the existence of different attributes of store atmosphere, which implies in distinctive measures as far as seeing to the expectations of the drugstore groups of customers, is concerned. Two attributes of store atmosphere, the organization of shelves and demonstration booths and the display of light upon the products revealed themselves able to distinguish the groups of customers. This study intends to contribute for the adoption of competitive strategies for the pharmaceutical retail sector, which is recognized by the researchers as one of the greatest managerial challenges of the retail business. The objective here is also to make contributions to the academic field, since it widens the data base, information and critical analysis on this important pharmaceutical retail segment.

KEY-WORDS: Pharmaceutical retail. Strategy. Store image

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologia de Gestão e Competitividade

Banca Examinadora

Prof. Dr. Dr. José Edson Lara – Orientador

Baixar arquivo: DISSERTAÇÃO FINAL – RONALDO BARBOSA DE SOUZA