Autor: RENI FERREIRA DE ARRUDA
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data da Defesa: 05/10/2011
RESUMO Este estudo objetivou identificar e analisar, na percepção dos professores dos cursos de graduação do Campus II de uma instituição pública federal de ensino localizada na cidade de Belo Horizonte/MG, a identidade organizacional, no que se refere à identificação por afinidade e à identificação por imitação. Em termos teóricos, a identidade organizacional foi desenvolvida com base em Dubar (1997a), citado por Paiva e Melo (2010); Castells (2001); Machado (2003); Baumann (2005); e Freitas (2010). Ao aprofundar o conceito em termos de identificação por afinidade e identificação por Imitação, tomaram-se como base os estudos de Bauer e Mesquita (2007) e Oliveira et al., tendo como referência Pratt (1998). Em termos metodológicos, o tipo de pesquisa quanto aos fins foi descritiva e quanto aos meios, estudo de caso e de campo, com abordagem de natureza quantitativa (GIL, 2002 e VERGARA, 2007). A amostra, probabilística, com nível de confiança de 95%, compreendeu 96 docentes, sendo 77 homens (80,2%) e 19 mulheres (19,8%). Para a obtenção dos dados, foi utilizada a escala de identificação organizacional (EIO), com estrutura tipo Likert, proposta por Oliveira (2008), constituindo-se em medida multidimensional construída com o objetivo de identificar a natureza da identificação do trabalhador com sua organização de trabalho. Em termos da análise, os dados demográficos e funcionais foram tratados por meio da distribuição de frequência. No que se refere à análise da identidade organizacional, utilizou-se a estatística descritiva; para sintetizar as informações de cada indicador, a média e a mediana como medida de tendência central; e para medida de dispersão, o desvio-padrão e o intervalo interquatil (P25 e P7). Quanto à avaliação de diferenças entre os escores relativos aos fatores de identidade organizacional, foi utilizado o teste não paramétrico de Wilcoxon. Finalmente, para a avaliação de diferenças entre as características demográficas e funcionais e os fatores referentes à identidade organizacional, foram utilizados os testes não paramétricos Mann-Whitney e Kruskal-Wallis. Quanto aos resultados, em relação à identificação organizacional, em termos globais (afinidade e imitação), considerando uma escala de quatro pontos (“discordo totalmente” a “concordo totalmente”), a média foi de 3,15, indicando uma identificação parcial dos indivíduos pesquisados em relação à instituição. Quando a análise recai em relação à identificação por afinidade, a média sobe para 3,31, indicando uma identificação ainda parcial, mas de nível mais elevado. Já em relação à identificação por imitação, esta apresenta média de 2,54, o que representa um nível de identificação relativamente baixo. Analisando os resultados da identificação por gênero, verifica-se que não existe diferença significativa entre os dois sexos pesquisados. O maior destaque ficou para a identificação por imitação nas categorias com mestrado (2,69) e doutorado (2,50) tendo ficado, ambas, no nível da discordância (<2,99), embora, nesta realidade a primeira categoria tenha se revelado ligeiramente mais identificada com a instituição de labor em relação à segunda.
Palavras–chave: Identidade. Identidade organizacional. Vínculo organizacional. Identificação organizacional. Identificação por imitação. Identificação por afinidade.
ABSTRACT This study aimed to identify and analyze the perception of teachers of graduation curses of Campus II of an educational federal public institution in the city of Belo Horizonte/MG, about the organizational identity in relation to identification by affinity and identification by imitation. In theoretical terms, the organizational identity, in this work was developed based on Dubar (1997a), quoted by Paiva and Melo (2010), Castells (2001), Machado (2003), Baumann (2005), and Freitas (2010). About the concept in terms of identification by affinity and identification by imitation, were used the studies of Bauer and Mosque (2007) and Oliveira et al. and Pratt (1998). In methodological terms, this research is descriptive and has a quantitative approach and configures as a case study (Gil, 2002 and Vergara, 2007). The sample was probabilistic, with a confidence level of 95%, comprising 96 professors, 77 men (80.2%) and 19 women (19.8%). To obtain the data, was used the scale of organizational identification (EIO), with Likert-like structure, proposed by Oliveira (2008), constituting a multidimensional measure designed in order to identify the nature of the identification of the worker their organization. In terms of analysis, demographic and functional data were treated by frequency distribution. Finally, to analyze the organizational identity, were used descriptive statistics as the mean and median as indicators of measure of central tendency, and others indicators as dispersion measure, the standard deviation and range interquatil (P25 and P7). On the analysis of differences between the scores for the factors of organizational identity, were used the nonparametric Wilcoxon test. Lastly, to evaluate differences between the demographic and functional characteristics and factors related to organizational identity, we used the nonparametric Mann-Whitney and Kruskal-Wallis. As for the results in relation to organizational identification, overall (affinity and imitation), considering a four-point scale (“strongly disagree” to “strongly agree”), the average was 3.15, indicating a partial identification of individuals surveyed in the institution. When the analysis is in relation to identification by affinity, the average rises to 3.31, indicating a still partial identification, but at a higher level. In relation to the identification by imitation, it has an average of 2.54, which represents a relatively low level of identification. Analyzing the results of the identification by gender, it appears that there is no significant difference between the two sexes surveyed. The main highlight was to identify the categories by imitation with Masters (2.69) and doctorate (2.50) has been, both at the level of disagreement (<2.99), although this reality is the first category has revealed slightly more identified with the institution of labor in relation to the second
Keywords: Identity. Organizational identity. Organizational ties. Organizational identification. Identification by imitation. Identification by affinity.
Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA
Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica nas organizações
Banca Examinadora
Prof. Dr. Luciano Zille Pereira – Orientador
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