Mestrando(a): ANTONIO MARTINHO PEREIRA DE SOUZA

Orientador(a): Prof. Dr. Gustavo Rodrigues Cunha

Esta dissertação teve como objetivo verificar se as características do modelo de Governança Corporativa adotado pela Instituição de Ensino Superior de capital aberto com ações negociadas na BM&F Bovespa influenciam a sua performance econômico-financeira. Em termos metodológicos, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, recorrendo-se ao método do estudo multi-casos. Os dados foram coletados por meio de análise comparativa dos casos. A apresentação iniciará pela análise individual de cada caso, com a exposição dos atributos de estrutura de propriedade e controle, das práticas de GC, do desempenho financeiro, medido pela análise de balanços e informações publicadas pela BM&F Bovespa e CVM no período de 2007 a 2013. Foram realizadas pesquisas sobre publicações acadêmicas, livros, teses artigos e na internet com o objetivo de realizar uma análise do contexto macro. Serão pesquisados, também, os dados estatísticos publicados pelo MEC/INEP, BM&F Bovespa, CVM, estudo sobre a forma de constituição de conselhos das IES e análise das demonstrações contábeis, com o desígnio de contextualizar o tema e delinear a pesquisa. Sobre as práticas de governança corporativa nas Instituições de Ensino Superior listadas na BM&F Bovespa, das cinco IES pesquisadas, a GAEC Educação S/A e a SER Educacional disponibilizaram poucas informações na CVM em razão do curto tempo de abertura de capital e decorrente obrigação de disponibilização de informações. Todas as cinco companhias, estão inseridas no nível de Governança Corporativa denominada como Novo Mercado. A Anhanguera Educacional Participações S/A e a Estácio Participações S/A disponibilizaram informações referentes a vinte três itens na CVM, dos 24 itens recomendados pela GC, enquanto a Kroton Educacional S/A disponibilizou informações referentes a vinte e dois itens. A SER Educacional S/A disponibilizou informações relativas a vinte itens e a GAEC Educacional S/A apresentou informações referentes a dezessete itens. Foram analisados os relatórios da administração, os relatórios emitidos pelas empresas de Auditoria, as atas de reuniões e também todos os conteúdos e contextos apresentados pelas empresas estudadas que comprovam que Anhanguera, a Estácio Participações S/A, Kroton e GAEC Educação S/A, apresenta crescente evolução econômica e financeira favoráveis. No que tange a performance acadêmica das IES privadas, percebeu-se que todas as cinco instituições obtiveram nota três na análise de indicadores acadêmicos, demonstrando homogeneidade na qualidade de cursos ofertados e equilíbrio entre as IES. Elevação no número de cursos ofertados e aumento considerável no número de alunos em todas as cinco IES privadas. Não foi possível verificar de forma clara o número de docentes das instituições, uma vez que em seus demonstrativos esses dados não são divulgados. As instituições de ensino por meio da Governança Corporativa apresentaram e ofertaram cursos para a sociedade com respaldo legal e desenvolveram performance de crescimento econômico e financeiro. Diante dos achados é possível inferir a existência de relação entre a GC nas IES e seu desempenho, possibilitando verificar que as estruturas estáveis de GC contribuem diretamente para o bom desempenho financeiro das Instituições de Ensino Superior privadas.

BANCA EXAMINADORA:

Prof. Dr. Gustavo Rodrigues Cunha

ORIENTADOR (Faculdade Novos Horizontes)

Prof.ª Dr.ª Caissa Veloso e Sousa

Faculdade Novos Horizontes

Prof. Dr. Alexandre Teixeira Dias

FUMEC
Linha de Pesquisa: Tecnologia de Gestão e Competitividade

Área de concentração: Organização e estratégia

Baixar arquivo: ANTONIO MARTINHO PEREIRA DE SOUZA