Título: GESTÃO DO CAPITAL DE GIRO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: estudo de casos em empresas do comércio varejista de Passos – Minas Gerais

Autor:  Renaldo Antônio de Souza

Data da Defesa:  16/11/2010

Resumo: As micro e pequenas empresas contribuem de forma significativa para o desenvolvimento econômico de um país, oferecendo oportunidades de emprego, estimulando a competitividade. No Brasil as atividades das micro e pequenas empresas são responsáveis por 20% do PIB nacional, já que representam esmagadora maioria, 99,2% de empresas em funcionamento no país. Porém, desde sua criação até o seu segundo ano de vida, as micro e pequenas empresas apresentam um índice de mortalidade muito grande, em decorrência de problemas de gestão e de ordem econômica, tais como, a falta de capital de giro, impostos elevados, falta de clientes e concorrência. A prática de uma administração financeira eficiente poderá evitar o fechamento dessas empresas. O objetivo desse estudo consiste em analisar como e por quais instrumentos as micro e pequenas empresas do comércio varejista do município de Passos – MG realizam a gestão do seu capital de giro. A Contabilidade Gerencial, tendo como objetivo fornecer informações relevantes e uteis para os gestores oferece instrumentos para auxiliar na gestão financeira e operacional dessas empresas. Para isso realizou-se uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo, por meio de um estudo de casos múltiplos com 15 empresas do comercio varejista. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os proprietários dessas empresas. A pesquisa demonstrou que a gestão do capital de giro nessas empresas, ocorre com a utilização de instrumentos tradicionais, porém de maneira informal, sem a utilização dos instrumentos fornecidos pela Contabilidade Gerencial, através de erros e acertos dos gestores.

Palavras-chave: Capital de giro. Gestão do capital de giro. Contabilidade gerencial. Micro e pequena empresa.

ABSTRACT: The Micro and small businesses contribute significantly on the economic development of a country, emploument opportunities, stimulating competitiveness. In Brazil the activities micro and small enterprises are responsible for 20% of the national GDP, since they represent an overwhelming majority, 99,2% of companies operating in the country. But since is creation until its second year of of life, micro and small enterprises have a death rate very high, due to management problems and economic order, such as lack of capital, high taxes, lack of customers and competition. The pratice of an efficient financial management can avoid closure. The aim of this study is to exmine how and by wat instruments the micro and small enterprises of retail trade in the city of Passos-MG realize the management of its working capital. Managerial Accounting, aiming to provided relevant information and offers useful tools for managers to assist in financial and operational management of these companies. For this there was a qualitative descriptive research, using a multiple case study with 15 companies in the retail trade. Interviews were conducted semi-structured interviews with the owners of these companies. The research showed that the management of working capital in these companies occurs with the use of traditional instruments, but informally, without using the tools provided by the the Management Accounting, through mistakes and successes of the managers.

Keywords: Working capital. Working capital administration. Managerial Accounting. Micro and Small Company.

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Problema de Pesquisa: “Como se dá o processo de gestão do capital de giro das micro e pequenas empresas do comércio varejista do município de Passos, Minas Gerais?”

Prof.Dr. Antonio Artur de Souza

Profª Drª Cristiana Fernandes De Muylder– Docente