Autor: ELIANA MARIA MENDES

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  22/12/2008

RESUMO Este trabalho tem o objetivo de mostrar como as parcerias entre os diversos setores da sociedade – Estado, empresas e ONGs – têm-se consolidado enquanto uma nova forma de atuar em projetos sociais. Especificamente, propõe-se a verificar de que forma as parcerias intersetoriais foram estruturadas e estão sendo geridas na implementação do Projeto Social Rede Mineira de Centros Vocacionais Tecnológicos do Estado de Minas Gerais, que tem por meta promover a inclusão digital, qualificar a mão-de-obra e contribuir para a empregabilidade das comunidades atendidas. Para alcançar os objetivos desta dissertação, fez-se necessário apreender o conceito de gestão social, enquanto paradigma da administração contemporânea, e dos projetos sociais, e assim como as metodologias de construção e implantação, enquanto ferramenta operacional destes gestores, e as categorias inerentes a uma parceria, identificadas como os 7C de Austin (2001). A pesquisa foi do tipo exploratória, de natureza qualitativa e, quanto ao método, estudo de caso. A partir da análise do conteúdo das entrevistas realizadas com profissionais da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (SECTES/MG), coordenadores gerais das unidades e representantes das ONGs gestoras dos Centros pesquisados, foi possível observar a percepção dos diferentes parceiros sobre o processo de construção deste projeto. Também constituíram foco de observação a forma como elas estão sendo geridas e a gestão do projeto como um todo. Dentre os resultados obtidos, observa-se que os pressupostos básicos do projeto não estão claros para todos os parceiros, sendo este um dos requisitos necessários para uma parceria ser bem sucedida.

Palavras-chave: Parcerias. Gestão social. Gestão de projetos. Inclusão digital.

ABSTRACT The object of this study is to show how the partnership between differents sectors of society – State, companies and NGOs – has been consolidated as a new configuration to act in social projects. Specifically, this work proposes to verify in which way the partnerships between sectors was structured and are been managed in the implementation of the project Rede Mineira de CVTs, which aims to promote digital inclusion, qualify workforce and contribute to the employability of communities attended. It was necessary to grasp the concept of social management as a paradigm of the contemporary administration, of social projects, the methodologies of construction and deployment as an operational implement of these managers and the categories inherent in a partnership, indentified as 7C of Austin (2001). The research was kind of exploratory and qualitative. The method was a case study. From the analyses of interviews with practitioners of the Secretary of State for Science, Technology and Higher Education of the State of Minas Gerais (SECTES / MG), general coordinator of the units and representatives of NGOs of the centers surveyed, was possible observe the perceptions of the various partners on the process of building this partnership. Were also observed how they are being managed and management of the project as a whole. As result, it appears that the basic assumptions of the project are not clear for all partners, which is one of the requirements necessary for a successful partnership.

Keywords: Partnership. Social management. Project management. Digital inclusion

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações

Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª Ester Eliane Jeunon – Orientadora

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