Título: FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NO ENSINO SUPERIOR: um estudo comparativo sobre tecnólogos

Autor:  Solange Aparecida Lara Silva

Data da Defesa:  29/09/2009

Resumo: O objetivo geral deste trabalho foi descrever e analisar as competências formadas e desenvolvidas pelos egressos dos Cursos Superiores de Tecnologia, em uma IES privada mineira localizada em Belo Horizonte (MG, Brasil). Para tanto, levou-se em consideração as concepções de competências profissionais de Fleury e Fleury (2001) e aquelas previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos Superiores de Tecnologia (2002). Foi realizada uma pesquisa de campo, descritiva e com abordagem quantitativa. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um questionário junto aos egressos e professores de uma IES (Belo Horizonte – MG) e junto aos gestores desses egressos em seus ambientes laborais. Os dados coletados foram tabulados e analisados com auxílio de estatística descritiva, uni e bivariada. Após a análise dos dados, verificou-se que os alunos e os gestores mostraram-se mais otimistas em relação à contribuição do curso para o desenvolvimento das competências, enquanto os professores posicionaram-se de forma mais rigorosa. Percebeu-se também uma disposição dos discentes em dar continuidade aos estudos e que a duração do curso foi fator relevante para esta escolha.

Palavras-chave: Competências Profissionais, Cursos Superiores de Tecnologia, Diretrizes Curriculares Nacionais

Abstract:

The aim of this study was to describe and analyze the competences developed and formed by graduates of the Higher Courses of Technology, in a private institution located in Minas Gerais Belo Horizonte (MG, Brazil), we took into account the views of professional competences of Fleury and Fleury (2001) and those provided for the National Curriculum of Higher Technology Courses (2002). I was carried out a field research, descriptive and quantitative approach. The a tool for data collection was a questionnaire responsed by the graduates, the and teachers of the institution their managers in their work environments. The data collected were tabulated and analyzed with the aid of descriptive statistics, univariate and bivariate. After analyzing the data, it was found that students and managers were more optimistic about the contribution of the course to develop competences. while teachers were positioned more precisely. It was also noticed an array of students in continuing studies and the duration of the course was a relevant factor for their choice.

Keywords: Professional competences, Technological College Courses, National Curriculum Guidelines

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações

Problema de Pesquisa: “Quais são as percepções de profissionais tecnólogos, de professores de cursos de uma IES e de empregadores de profissionais tecnólogos quanto à contribuição do curso para a formação das competências individuais desses profissionais?

Orientador: Profª. Drª. Kely César Martins de Paiva

Profª. Drª. Talita Ribeiro da Luz – Docente