Autor:  Haroldo Marcelo de Andrade Junior

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  16/08/2016

Resumo: A alimentação fora de casa vem se constituindo em um grande fenômeno dos grandes centros urbanos a partir da década de 1970. Bares, restaurantes e ambulantes, entre eles os food trucks, crescem ano após ano para atender a tal demanda. A partir da análise da atuação dos empreendedores donos de food trucks na região metropolitana de Belo Horizonte/MG, objetivou-se analisar e discutir como se desenvolveu o marketing desta iniciativa na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Em termos teóricos, abordaram-se as estratégias de marketing e a diferenciação de produtos. Tais estratégias permeiam toda a construção de marketing desenvolvida, desde a análise e o desenvolvimento do produto até as formas de divulgação. Em termos metodológicos, foi realizada uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. A coleta de dados contemplou oito entrevistas em profundidade com empreendedores que possuem food truck na região metropolitana de Belo Horizonte. Os dados coletados foram tratados por meio da análise de conteúdo e estruturados em categorias de análise pertinentes à gestão de marketing e ao posicionamento de mercado. As informações levantadas por meio das entrevistas evidenciam a diferenciação do produto comercializado com relação a produtos similares. A utilização de insumos de alta qualidade marca e identifica os food trucks como empreendimentos gourmet, bem como a utilização das mídias sociais como principal meio de comunicação e divulgação. Operação simplificada, espaço reduzido e mobilidade são características comuns entre os veículos, tornando-os mais fáceis de serem inseridos em eventos de qualquer espécie. Tal pesquisa visou contribuir para a análise e discussão de perspectivas relacionadas às estratégias de marketing adotadas no âmbito da alimentação fora de casa, mais especificamente comida de rua. O estudo de tais estratégias contribui gerencialmente para a construção de outros pequenos empreendimentos de rua.

Palavras-chave: Food Truck. Alimentação fora de casa. Estratégias de marketing.

 

Abstract: The outdoor feeding nowadays is becoming a phenomenon of the big capitals since the 70`s. Snack bars, restaurants and street food vendors and then the food trucks have grown yearly to supply the stream. From the analyzing of the performance of these food trucks entrepreneurs of the metropolitan area of Belo Horizonte was aimed and analyzed how the development of marketing from this enterprise in metropolitan area of Belo Horizonte occurred. Theoretically it was approached the marketing strategies and the products differentiation. These ones aimed the construction of the marketing developed since the analyses and the product development until its advertisement. Methodological data showed a descriptive research in qualitative approach. The data collect contemplated eight interviews in depth with entrepreneurs of food trucks in the metropolitan area of Belo Horizonte. The collected data were managed by a content analyzing and built into categories related to marketing management and the marketing positioning. The information acquired through interviews reinforces the product differentiation treated concerning to similar ones. The using of high quality inputs identifies the food truck as Gourmet enterprises as well as the social media as a means of communication and releasing. Simplified operation, small space and mobility are the common features between the vehicles enabling them easiness of being insert into any kind of event. This research aimed to contribute to the analyzing and discussion of related perspectives to the marketing strategies adopted by the outdoor feeding scope specifically “Street food”. The study of the strategies contributes managerially to the building of other small street enterprises.

Key words: Food truck. Outdoor feeding. Marketing strategies.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Problema de Pesquisa: “Como se dá a configuração do marketing para o segmento de negócios dos food trucks?

Banca Examinadora

Orientador: Profª. Drª. Eliane Bragança de Matos

Profª Drª Caissa Veloso e Sousa – Docente

Prof. Dr. Frederico Vidigal – Participante Externo

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